[weglot_switcher]

Eleven Sports, Sport TV ou BTV? Saiba o que ver, onde ver e quanto isso pode pesar no bolso

Com a chegada da Elevens Sports à grelha da Meo, Nos e Vodafone, a grande maioria dos portugueses já tem acesso à maioria dos conteúdos desportivos nas diversas plataformas de televisão das operadoras de telecomunicações. Entre Eleven Sports, Sport TV e Benfica TV (BTV) importa saber o que pode ver, onde pode ver e quanto poderá pagar por isso. Eis o guia do Desporto na Televisão nacional que precisa de consultar.
13 Fevereiro 2019, 14h00

Eleven Sports, Sport Tv ou BTV. O que oferece cada um?
A Sport TV, a operar em Portugal há duas décadas, transmite provas de mais de uma dezena de modalidades em cinco canais premium e ainda tem um canal informativo de livre acesso (para quem é cliente Meo, Nos ou Vodafone). Na Sport TV pode ver os jogos das primeiras ligas de futebol portuguesa (Liga Nos), inglesa (Premier League) e italiana (Serie A). Os jogos da Taça da Liga de Portugal (Allianz Cup), prova que terminou em janeiro, também são um exclusivo da Sport TV, bem como os jogos da segunda liga portuguesa (LEDMAN Liga Pro). Ainda no futebol, os canais deste distribuidor transmitem jogos da Liga das Nações e os jogos de qualificação para o Campeonato da Europa. Entre outras modalidades, os canais Sport TV apresentam provas de automobilismo – WRC e Nascar -, motociclismo (MotoGP), desportos de combate – UFC e WWE – e basquetebol, concretamente NBA através de um canal exclusivo que só transmite encontros da liga norte-americana de basquetebol.

A Eleven Sports, que está em Portugal desde agosto de 2018, permite assistir, sobretudo, a conteúdos desportivos relativos ao desporto-rei. A coqueluche da Eleven Sports é a transmissão dos jogos da Liga dos Campeões, seguindo-se os jogos das primeiras ligas de futebol espanhola (La Liga), alemã (Bundesliga), francesa (Ligue 1), escocesa (Premiership) e belga (Jupiler Pro Belga). Também os jogos da UEFA Youth League, a liga dos campeões das camadas jovens dos juniores dos participantes da ‘Champions’, é transmitida em exclusivo pela Eleven Sports. Os canais clubísticos do FC Barcelona (Barça TV), do Arsenal (Arsenal TV) e da Juventus (Juventus TV) também podem ser visionados aqui. Quanto a outras modalidades, os canais Eleven Sports transmitem encontros da principal liga de futebol norte-americano, a NFL, e da primeira liga de basquetebol de Espanha (Liga Endesa), bem como provas da Formula 1.

A Eleven Sports tem dois canais nas plataformas televisivas, quatro canais pop-up e ainda uma plataforma over-the-top (à semelhança da Netflix).

A BTV apenas transmite, em exclusivo, os jogos da Liga Nos em que participa o Benfica. De facto, em todas as modalidades em que o Benfica participa, tem os direitos de transmissão televisiva.

Onde ver cada um destes canais?
A Sport TV pode ser subscrita, através dos pacotes de oferta televisiva da Meo, Nos e Vodafone – desde novembro de 2018 que os canais da Sport TV não estão na grelha da Nowo. Já a Eleven Sports é a único distribuidor de conteúdos desportivos premium diversificados presente em todas as plataformas televisivas das operadoras de telecomunicações nacionais, nomeadamente Nos, Meo, Vodafone e Nowo, além de ter um plataforma própria que dispensa a subscrição de qualquer pacote de serviços das operadoras referidas. A BTV tabém está disponível para subscrição em todas as operadoras, mas trata-se de um canal orientado para um clube.

Quanto pagar por cada serviço?
Os canais Eleven Sports estão disponíveis por 9,99 euros mensais para subscrição que, no caso de já ser cliente de uma operadora, é um valor acrescido ao que paga pelo seu pacote de serviços. Assim, simulando uma subscrição da Eleven Sports incluída num pacote de serviços das operadoras, verifica-se que a versão mais baixa (para fibra), tem um custo de 39,98 euros (Nos), ou de 44,98 euros (Meo), ou de 45,48 euros (Vodafone). A Eleven Sports têm ainda um plano anual que custa 99,99 euros

A subscrição da BTV, integrada num pacote de serviços televisivos das operadoras, tem um custo acrescido de 9,90 euros. Assim, fazendo igual simulação, este canal premium tem custa 39,89 euros (Nos), ou 44,89 euros (Meo), ou 45,39 euros (Vodafone).

No caso da Sport TV, o preço praticado pela versão mais baixa (sem canais de alta definição) é de 23,99 euros. Aplicando esse valor à mesma simulação, os canais Sport TV têm um custo acrescido, quando integrados na subscrição de um pacote de serviços das operadoras, de 53,98 euros (Nos), ou de 58,98 euros (Meo), ou de 59,48 euros (Vodafone).

Mais, somando os planos mais simples de Eleven Sports, BTV e Sport TV, conclui-se que quem quiser subscrever os principais canais de desporto disponíveis nas plataformas de televisão tem de pagar um total de 43,88 euros, mais a mensalidade praticada por cada operadora. Assim ter Eleven Sports, BTV e Sport TV incluídos no seu pacote que varia, na versão mais básica de pacote com TV, voz e Internet (em fibra) entre os 29,99 euros (Nos), 34,99 euros (Meo) e 35,49 euros (Vodafone) euros teria um custo de: 73,87 euros (Nos); 78,87 euros (Meo); 79,37 euros (Vodafone).tv

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.