[weglot_switcher]

Elisa Ferreira: Portugal tem de ser cuidadoso no modo como utiliza os fundos estruturais 

A comissária portuguesa defende também que as “reformas estruturais não devem ser apenas ajustamentos do mercado de trabalho”.
  • EPA/OLIVIER HOSLET
27 Novembro 2019, 12h21

A nova comissária europeia Elisa Ferreira defende que Portugal deve aplicar bem o dinheiro europeu, conhecido por fundos estruturais, num momento em que países mais pobres estão a receber mais dinheiro da União Europeia (UE).

“O meu trabalho vai ser a favor dos europeus, o que não é incompatível de ser a favor de Portugal, que é um país experiente, que tem muitas lições a dar, mas tem de perceber o papel que tem neste contexto europeu”, começou por dizer a nova comissária para a Coesão e Reformas.

“Estamos a falar de uma politica que nos ajudou imenso e temos de ter a inteligência de ser críticos e cuidadosos no modo como utilizando os fundos estruturais, apoiando o que merece ser apoiado e percebendo que outros países estão a chegar à UE e que também eles tem de fazer esta convergência acelerada, para acelerar o seu crescimento e emprego”,

A política de coesão vai ser vir para manter “um espaço onde concorremos uns com os outros, mas não são sempre os mais fortes a ganhar porque se não houver estes apoios a darem um extrazinho que lhes permita concorrer também, então teríamos uma UE feita para os mais fortes e não queremos que isso aconteça. A politica de coesão é isso mesmo”, afirmou.

A antiga ministra do Ambiente e vice-governadora do Banco de Portugal também defendeu que as reformas estruturais exigidas por Bruxelas aos países-membros não se pode limitar a alterações no mercado de trabalho.

“Tenho uma pequenina parte do Pacto de Estabilidade, que é no fundo interpretar aquilo que são as chamadas antigas reformas estruturais, que ficaram com uma péssima conotação. E tentar que os países seja apoiados nas suas reformas, que podem ser estruturais, mas não têm de ser, nem devem ser, apenas ajustamentos do mercado de trabalho”, afirmou aos jornalistas em Bruxelas, após o Parlamento Europeu aprovar a nova Comissão Europeia liderada pela alemã Ursula von der Leyen.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/parlamento-europeu-aprova-comissao-europeia-de-von-der-leyen-518836

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.