Elon Musk apresenta mega bateria para armazenar (muita) energia

Megapack surge da crença da Tesla de que transformar a rede elétrica global e “é um elemento cada vez mais importante da transição para a energia sustentável”.

A Tesla apresentou esta semana a sua maior bateria de sempre. Chamada “Megapack”, o novo produto tem 60% mais densidade de energia do que o anterior Powerpack e pretende simplificar o processo de instalação de grandes projetos que requerem um armazenamento energético superior à média.

Cada Megapack consegue armazenar até 3 Megawatts/hora de energia e converter até 1,5 Megawatts de energia de uma corrente contínua para uma corrente alternada para que as casas as possam utilizar. Segundo a empresa liderada por Elon Musk, um sistema de Megapacks é mais económico, tem um processo de instalação mais rápido e pode armazenar energia gerada por turbinas eólicas ou painéis solares.

Apesar de a Tesla ter uma nova “jóia da coroa” das baterias, a multinacional norte-americana não esquece as façanhas da antecessora Powerpack. “Há menos de dois anos, a Tesla construiu e instalou a maior bateria de iões de lítio do mundo em Hornsdale, na Austrália, usando as baterias Powerpack. Desde então, a instalação poupou quase 40 milhões de dólares [cerca de 36 milhões de euros) só no primeiro ano e ajudou a estabilizar e equilibrar a rede não-fiável da região”, assegura a empresa, numa publicação no blogue oficial.

A Tesla acredita que o armazenamento de baterias está a transformar a rede elétrica global e é um elemento cada vez mais importante da transição para a energia sustentável, daí ter avançado com a bateria que permite responder a projetos de grande escala que implicam um armazenamento de bateria massivo, como o parque eólico de Hornsdale.

O novo produto pode ser uma forma de a fabricante de automóveis tornar a produção mais eficiente, três semanas depois de ter anunciado que iria aumentar a produção de veículos na em Freemont, na Califórnia, – onde a empresa faz a montagem dos veículos – por causa de ter batido um recorde de vendas no segundo trimestre de 2019.

As ações da Tesla estão esta terça-feira à tarde a subir 1,47%, para 239,16 dólares na Bolsa de Nova Iorque.

Ler mais
Recomendadas

Hotel da Barrosinha abre portas em Álcacer do Sal num investimento de cinco milhões de euros

Dispondo de 37 quartos standard, que inclui um quarto totalmente adaptado para pessoas com mobilidade reduzida e oito quartos comunicantes, e ainda duas suites, o Hotel da Barrosinha aposta na proximidade ao ritmo da natureza.

Ministro do Ambiente afirma que processo do lítio em Montalegre é “cristalino”

João Pedro Matos Fernandes afirmou que “é óbvio” que os argumentos das populações são importantes, bem com os das autarquias”, e lembrou que durante a avaliação de impacto ambiental vai decorrer uma consulta pública.

Novo Banco confirma que a venda carteira de malparado Nata II foi autorizada pelo Fundo de Resolução

O banco confirma assim a notícia avançada hoje pelo Jornal Económico. O Novo Banco já registou nas contas a venda da carteira de malparado ao fundo Davidson Kempner.
Comentários