[weglot_switcher]

Elon Musk desafia autoridades e reabre fábrica da Tesla na Califórnia

Este sábado, Musk informou que a Tesla tinha aberto um processo judicial contra o condado, pedindo que o tribunal removesse a ordem que impede a fabricante de retomar a produção.
  • Rebecca Cook / Reuters
12 Maio 2020, 12h48

O condado de Alameda na Califórnia, onde está situada a fábrica da Tesla, não levantou as restrições que permitiam a retoma da atividade por parte da empresa de Elon Musk e, em resposta às autoridades, o dono da Tesla anunciou no Twitter que mesmo sem autorização iria reabrir a fábrica, segundo a “BBC”.

No passado, Elon Musk já tinha ameaçado relocalizar a fábrica da Tesla caso fosse impedido de reabrir as instalações. Enquanto o estado da Califórnia diminuiu as restrições para permitir o funcionamento da indústria, o Condado de Alameda, onde está localizada a fábrica da Tesla de Fremont, não o fez.

No sábado, dia 9 de maio, Musk informou que a Tesla tinha aberto um processo judicial contra o condado, pedindo que o tribunal removesse a ordem que impede a fabricante de retomar a produção.

Sem querer esperar pelo desfecho do processo, num email enviado aos trabalhadores, prévio ao anúncio no Twitter, Musk informou que a reabertura da fábrica vai de acordo aos parâmetros sanitários estabelecidos pelo estado da Califórnia, e que estaria na linha de montagem caso as autoridades visitassem as instalações, no sentido de proteger os trabalhadores de possíveis ordens de prisão.

O Departamento de Saúde Pública do Condado de Alameda disse que estava “a comunicar ativamente” com a Tesla sobre a reabertura da fábrica, e que estavam a adotar a mesma abordagem com outras empresas que violaram ordens de confinamento.

O departamento da polícia local de Alameda afirmou que estavam cientes da situação, mas que agiriam de acordo com as autoridades de saúde do condado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.