[weglot_switcher]

Elon Musk diz que vai gastar “muito menos” dinheiro na política

A rejeição de Elon Musk a apoios financeiros políticos levanta dúvidas sobre se vai apoiar o Partido Republicano nas eleições intercalares de 2026, que são cruciais para o partido de Donald Trump manter o controlo do Congresso.
21 Maio 2025, 11h39

Foi o maior doador para a campanha de Donald Trump, com mais de 250 milhões de dólares, mas agora prepara-se para se afastar das doações políticas.

A garantia foi dada por Elon Musk, assegurando que vai gastar “muito menos” dinheiro em campanhas políticas no futuro, levantando questões sobre se pretende apoiar financeiramente o partido de Donald Trump nas eleições intercalares do próximo ano.

A pessoa mais rica do mundo acrescentou que “atualmente não vê razões” para manter o nível de apoio que deu em 2024.

“Fiz o suficiente” em termos de doações para causas políticas, afirmou no Qatar Economic Forum na terça-feira citado pelo “Financial Times”.

Musk lidera o polémico Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) que tem procedido a cortes relevantes na administração pública norte-americana, com fortes críticas por parte de membros do Partido Republicano e do Governo de Trump, como Marco Rubio, ministro dos Negócios Estrangeiros.

O CEO da Tesla e SpaceX também sofreu uma derrota a nível político depois de apoiar um candidato para o Supremo Tribunal do estado do Wisconsin, que sofreu uma derrota de 10 pontos percentuais, apesar de Musk o ter apoiado com 25 milhões de dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.