Além do menu fixo, o restaurante Erva, instalado no piso térreo do hotel de cinco estrelas Corinthia Lisbon, em Sete Rios, passa a ter, todos os meses, uma região portuguesa de eleição na sua carta.
As quatro primeiras são Beira Alta, Beira Interior, Açores e Estremadura, e em breve estarão definidas as demais. Em maio, a rainha é a Beira Litoral, resultado do brainstorming entre os chefs Miguel Teixeira (executivo), João Moreira (residente) e respetiva equipa.
Este menu “paralelo” divide-se entre entradas, pratos principais e sobremesas, e, como refere Miguel Teixeira, o “Erva é um restaurante de cozinha portuguesa contemporânea, sim, mas quisemos trazer um pouco mais de Portugal, trabalhando os pratos de cada região do país”. E serão 12 as regiões a desfilar à mesa do Erva, até março de 2025.
Assim, as propostas para o mês de maio abarcam pratos como a perdiz à moda de Coimbra nas entradas, o bacalhau com batata à murro e a chanfana, nos principais, sem esquecer duas incontornáveis sobremesas da Beira Litoral: o pastel de Tentúgal e o pão de ló de Ovar.
Em junho, o Erva ruma aos Açores e traz na bagagem lapas grelhadas e coelho panado, nas entradas; bife de atum de cebolada com puré de batata e alcatra açoriana, nos principais; e ainda queijadas de Vila Franca do Campo. O mês de julho terá como foco a Estremadura, com peixinhos da horta e pataniscas de bacalhau como entradas; caldeirada e frango na púcara como pratos principais; e farófias e trouxas das Caldas nas sobremesas.
Uma particularidade: o cliente não tem de fazer esta ‘viagem’ na íntegra. Pode combinar pratos deste menu com o fixo regular. Fica a sugestão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com