[weglot_switcher]

Em seis meses, Benfica ‘obriga’ dois clubes da La Liga a bater recordes de transferências

Em menos de um ano, e caso se confirme a venda que todos os jornais desportivos portugueses dão como praticamente fechada, o SL Benfica ‘obriga’ dois clubes da Liga espanhola a bater os seus recordes de transferências: Espanyol e Atlético de Madrid.
  • Football Soccer – Benfica v Besiktas – Champions League – Luz stadium, Lisbon, Portugal – 13/9/16. Benfica’s Franco Cervi celebrates after scoring a goal. REUTERS/Pedro Nunes EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVE.
8 Janeiro 2020, 13h17

Em julho, João Félix obrigou o Atlético de Madrid a bater, por mais de 50 milhões de euros o seu próprio recorde de compras (o jogador mais caro antes de Félix tinha sido Tomas Lemar) ao investir 126 milhões de euros no avançado do SL Benfica.

Seis meses depois, poderá ser o Espanyol de Barcelona, último classificado da La Liga, a bater o seu recorde de transferências com outro jogador saído do Benfica: Raúl de Tomás. O avançado espanhol, que pertencia aos quadros do Real Madrid no final da temporada passada, nunca singrou no clube ‘merengue’ e chamou à atenção pelos golos marcados ao serviço do Rayo Vallecano.

No início desta temporada, os encarnados avançaram com 20 milhões de euros para a sua contratação mas o dianteiro nunca singrou no Estádio da Luz. O Espanyol de Barcelona, que já tem um avançado emprestado pelo SL Benfica (o argentino Facundo Ferreyra), quer assim reforçar a sua linha da frente com mais um jogador proveniente dos encarnados e, caso se confirme a transferência pelos valores valores avançados (20 milhões de euros mais 2,5 milhões de euros por objetivos), o clube de Barcelona duplica o recorde do reforço mais caro até ao momento.

Até à data, a transferência mais cara da história do Espanyol tinha sido na época de 2017/18 com a contratação do defesa-central Mario Hermoso proveniente do Castilla por 12,5 milhões de euros. Esta época, o segundo clube de Barcelona investiu 10,5 milhões de euros no extremo-esquerdo argentino Matías Vargas proveniente do Vélez Sarsfield.

Espanyol de Barcelona e Atlético de Madrid escolheram jogadores do SL Benfica para bater recordes de transferência mas o Valência FC também tem um longo historial na contratação de jogadores ao clube da Luz por valores avultados. No ‘top 5’ dos reforços mais dispendiosos do clube estão dois jogadores provenientes do SL Benfica: Rodrigo, contratado na época de 2015/16 por 30 milhões de euros (temporada em que o Valência FC gastou 65 milhões de euros na Luz já que contratou ainda André Gomes por 20 milhões de euros e João Cancelo por 15 milhões de euros; e Enzo Pérez contratado na época 2014/15 por 25 milhões de euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.