[weglot_switcher]

Embraer vende unidade de Évora por 150 milhões a espanhóis

Com esta venda, a produtora aeronáutica brasileira deixa de ter ativos em Portugal. Acordo de venda prevê que a Embraer continue a comprar os componentes produzidos em Évora, mas espanhóis vão passar a vender mais componentes a outras produtoras aeronáuticas.
12 Janeiro 2022, 11h44

A Embraer anunciou hoje que vendeu a sua unidade localizada em Évora por 172 milhões de dólares (151 milhões de euros). As unidades Embraer Metálicas e a Embraer Compósitos localizadas na cidade do Alto Alentejo foram vendidas à espanhola Aernnova.

As duas unidades empregam 500 pessoas e têm 37,1 mil e 31,8 mil metros quadrados cada. “

O acordo assinado entre as duas empresas prevê que a Aernnova “assuma a operação das unidades industriais em Évora ao mesmo tempo que assina um acordo de fornecimento para assegurar a produção para o avião da Embraer”.

Ambas as fábricas produzem componentes para os jatos comerciais Praetor 500 e Praetor 600 e também para o avião militar KC-390 Millennium.

Recorde-se que o Governo português anunciou em julho de 2019 que iria comprar cinco KC-390 à Embraer por 827 milhões de euros. O objetivo é substituir os Hércules C-130 da Força Aérea.

O comunicado destaca que “a capacidade industrial das fábricas em Évora também vai permitir à Aernnova para expandir as atuais atividades de Évora com novos contratos da Embraer ou de outros construtores aeronáuticos”.

O presidente da Embraer disse que este acordo vai permitir “aumentar os níveis de ocupação das fábricas em Évora, diversificando a sua bases de clientes e trazer novas oportunidades de negócios”, segundo Francisco Gomes Neto.

Por sua vez, o presidente da Aernnova afirmou que a sua empresa pretende “continuar a desenvolver as operações nas fábricas e estabelecer Évora como um marco na produção aeronática global, com o apoio comercial e técnico do grupo Aernnova”, segundo Ricardo Chocarro.

A Embraer afirmou que com este acordo “reforça e consolida o seu compromisso com Portugal, o país onde a empresa investe mais na sua capacidade industrial fora do Brasil e que é uma localização estratégica para a presença da Embraer na Europa”.

A conclusão da vendas está sujeita a determinadas condições sejam atingidas, o que deverá acontecer no primeiro trimestre deste ano, segundo o comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.