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EMEL já restaurou 98% da rede de semáforos após apagão de ontem

Em comunicado, partilhado com a imprensa, salienta que, às 11 horas de hoje, a quase totalidade da rede semafórica da cidade foi reposta, abrangendo um total de 570 cruzamentos, com apenas oito intersecções ainda a sofrer intervenções.
Cristina Bernardo
29 Abril 2025, 14h10

A EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa – revelou que, na sequência da falha de energia ocorrida no dia anterior, está a envidar todos os esforços para restabelecer, com a maior celeridade, o normal funcionamento de todos os seus serviços.

Em comunicado, partilhado com a imprensa, salienta que, às 11 horas de hoje, mais de 98% da rede semafórica da cidade foi reposta, abrangendo um total de 570 cruzamentos, com apenas oito intersecções ainda a sofrer intervenções.

Salienta ainda que a rede de bicicletas partilhadas GIRA está operacional, embora ainda se necessite recuperar as comunicações em 19 das 192 estações que constituem a rede.

A aplicação ePark e os parquímetros estão a funcionar normalmente, assim como o controle de acessos aos bairros históricos, que também se encontra operacional.

Quanto aos parques de estacionamento sob gestão da EMEL, a maioria já está em funcionamento. No entanto, persistem constrangimentos operacionais nos parques de Alcântara, Alto dos Moinhos, Ameixoeira, Av. Lusíada, Campo das Cebolas, Casal Vistoso, Colégio Militar e Universidade. O atendimento através do Contact Center, nas lojas (Campo Grande, Laranjeiras e Saldanha) e no Parque de Rebocados está a funcionar normalmente.

A acessibilidade pedonal também foi assegurada, com todos os funiculares e elevadores operacionais, exceto o Elevador de Entrecampos, que ainda está em intervenção.

Os hubs de carregamento elétrico da EMEL estão em pleno funcionamento. A empresa, em coordenação com os restantes serviços municipais, garante que vai continuar a monitorizar a situação de forma permanente, empenhando-se em garantir o restabelecimento integral dos seus serviços com a maior brevidade possível.

A EMEL salienta ainda “o esforço e empenho” de todos os colaborares, que trabalharam durante toda a noite para assegurar que a maioria dos serviços estivesse reposta pela manhã.

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