[weglot_switcher]

Emigração. 25 mil crianças portuguesas voaram sozinhas para verem os seus pais em 2019

Este sistema é cada vez mais frequente para os filhos poderem reencontrar-se com os pais que vivem no estrangeiro. No ano passado, cerca de 22 mil crianças partiram de Lisboa e perto de três mil do Porto.
  • Kelly Sikkema on Unsplash
17 Janeiro 2020, 09h07

As oportunidades no estrangeiro obrigam muitos portugueses a emigrarem. Com a família a ficar em Portugal, uma das formas dos filhos verem os seus pais é voando sozinhos para outros países.

O ‘Jornal de Notícias’ avança esta sexta-feira, 18 de janeiro, que em 2019 cerca de 25 mil crianças voaram a partir de Lisboa e do Porto sem acompanhantes, tendo como destino várias partes do mundo.

Um dos exemplos dados pelo JN é o das irmãs Francisca e Inês Pontes, de 15 e 11 anos, respetivamente. Viajaram sozinhas pela segunda vez com destino a Estocolmo para passar os dias de férias com o pai, onde este está a trabalhar. Por sua vez, Ariana de 10 anos viajou sozinha para o Funchal para passar a passagem de ano com os pais e os primos.

Os aeroportos contam com um serviço especializado para estes casos, a Groundcare, que acompanha pessoas entre os quatro e os 17 anos que viajam sozinhas, desde o check-in até à porta de embarque e ao avião. No local de destino, o acompanhamento é realizado a partir do avião até serem entregues ao responsável legal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.