O Banco de Portugal publica hoje as estatísticas de títulos atualizadas para abril de 2025 e os destaques vão para o valor total dos títulos de dívida emitidos por entidades residentes ter aumentado 4,0 mil milhões de euros. Em abril, as ações cotadas emitidas por entidades residentes valorizaram-se 0,8 mil milhões de euros.
No final de abril de 2025, o valor total de títulos de dívida emitidos por entidades residentes era de 307,3 mil milhões de euros, mais 4,0 mil milhões do que no final do mês anterior.
Para esta variação contribuíram maioritariamente as emissões de títulos de dívida das administrações públicas, que excederam as amortizações em 2,8 mil milhões; a valorização, de 2,3 mil milhões de euros, dos títulos de dívida pública; a diminuição dos juros corridos relativos a títulos de dívida pública, em resultado do pagamento de cupões, que totalizaram 1,1 mil milhões de euros, explica o banco central.
O valor total de títulos de dívida emitidos pelas administrações públicas era de 185,2 mil milhões de euros, o que representava 60,3% do montante total de títulos de dívida emitidos por entidades residentes.
As emissões, líquidas de amortizações, acumuladas no ano ascendiam, no final de abril, a 8,3 mil milhões de euros, valor muito semelhante ao observado em igual período de 2024.
Quando se olha para as estatísticas dos “títulos verdes” verifica-se que no final de abril, os títulos de dívida ESG vivos emitidos por entidades residentes totalizavam 14,0 mil milhões de euros (4,5% do stock total de títulos de dívida emitidos por residentes), registando uma variação residual relativamente ao mês anterior.
O Banco de Portugal revela ainda que no final de abril, estavam previstas, para os 12 meses seguintes, amortizações de 45,2 mil milhões de euros, o equivalente a 14,4% do stock de títulos de dívida vivos (valor nominal) naquela data.
As amortizações de títulos de dívida previstas para o mês de maio totalizavam 8,2 mil milhões de euros, destacando-se as amortizações de títulos de empresas não financeiras, no montante de 4,6 mil milhões de euros, essencialmente papel comercial.
Mercado de ações
No final de abril de 2025, o stock de ações cotadas emitidas por entidades residentes atingiu 64,2 mil milhões de euros, mais 0,8 mil milhões de euros do que no final do mês anterior. Esta subida reflete as valorizações das ações das empresas não financeiras e do setor financeiro, nos montantes de 0,7 e 0,1 mil milhões de euros, respetivamente, avança o BdP.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com