Empreende Já

O Instituto Português do Desporto e Juventude abre hoje as candidaturas ao Programa ‘Empreende Já’, uma iniciativa que se destina a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social.

O programa apresentado hoje, pelas 10h50 horas, no espaço Village Underground Lisboa, do Museu da Carris, pretende a criação de postos de trabalho, por e para jovens.

O ‘Empreeende Já’ terá duas edições entre 2016 e 2018. Cada edição é implementada por duas ações distintas: a primeira ação traduz-se no apoio ao desenvolvimento de projetos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens; a segunda ação apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da primeira ação.

O Instituto Português do Desporto e Juventude pretende envolver, na primeira ação deste programa 630 jovens NEET (Neither in Employment nor in Education or Training), dos 18 aos 29 anos e apoiar a integração e a sustentabilidade de 180 postos de trabalho.

Os empreendedores, durante 6 meses terão uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1,65 do IAS (Indexante de Apoio Social) e os que passarem para a segunda ação receberão 10.000,00 euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada. Este segundo apoio financeiro, implica o compromisso de manter a entidade em atividade durante 2 anos.

O Empreende já é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado, no valor de 4.600.000,00 euros, pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 – Iniciativa Emprego Jovem.

Recomendadas

Ferramentas para agilizar medicação, gerir ensaios clínicos e melhorar informação nos hospitais chegam ao mercado em 2019

MedOn, SIGEC e gRUL são os três primeiros projetos desenvolvidos pelo Glintt Inov – o segmento de inovação da tecnológica portuguesa – a apresentar-se ao mercado, no início do próximo ano. No total, somam um investimento de cerca de 920 mil euros.

BEI e IFD disponibilizam 200 milhões de euros a PME portuguesas reestruturadas

Esta iniciativa vem no âmbito do Programa Capitalizar, operacionalizado pelo Ministério da Economia, que tem como objetivo proporcionar o acesso ao financiamento a pequenas e médias empresa que foram objeto de uma reestruturação e que necessitam de fundos para investir em inovação.

Britânica GuestReady compra startup portuguesa Oporto City Flats

A empresa de gestão de unidades alojamento local não revelou o valor da operação. Na sequência do acordo, os sete colaboradores da Oporto City Flats passam a integrar os dois escritórios que a GuestReady tem em Portugal, em Lisboa e no Porto.
Comentários