Numa altura em que o preço dos veículos elétricos diminui à medida que este tipo de transporte é cada vez mais adotado e a autonomia é progressivamente ampliada, os poucos pontos de carregamento posicionam-se como a mais recente barreira à massificação dos elétricos. Mas mesmo esta parece ter os dias contados.
Pelo menos no que respeita à Ubitricity, empresa alemã que pretende revolucionar a forma como os veículos elétricos são recarregados. O conceito parra por aproveitar a infraestrutura existente para massificar o número de postos disponíveis. E como? Adaptando os candeeiros de rua para que passem a dispor de uma tomada de carregamento ligada diretamente à rede pública.
Para ter acesso a este sistema de carregamento é preciso utilizar um SmartCable (vendido pela Ubitricity), um cabo que contém um medidor de consumo, o que permite que a eletricidade seja cobrada a quem a consome.
A tecnologia está a ser testada em Berlim, Amesterdão e, mais recentemente, em Londres, onde uma frota local de veículos plug-in a está a por à prova. Segundo adianta o siteMotor24, a tecnologia tem um custo de 100 euros por cada unidade instalada, um montante infinitamente mais baixo do que o de um posto de carregamento “normal”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com