Muitos benefícios advêm de optar por não fumar. Além do óbvio ganho de saúde e económico, se trabalhar para a japonesa Piala Inc., pode contar com uma semana extra de férias. Esta empresa de marketing passou a oferecer mais seis dias de férias pagas por ano aos seus colaboradores, não como uma forma de incentivar o abandono do consumo de tabaco, mas por uma questão de justiça.
As habituais pausas para fumar demoram uma média de 15 minutos, de acordo com as estimativas da Piala. Depois de os colaboradores que não fumam se terem queixado de que trabalham mais do que os fumadores, a empresa resolveu introduzir esta nova política.
A posição da Piala acaba por se alinhar com os incentivos oferecidos por outras empresas japonesas com o intuito de ajudar os seus colaboradores a deixar de fumar, principalmente quando estão cada vez mais próximas as Olimpíadas de 2020, altura em que o governador de Tóquio espera ter aprovada uma lei que proíba o fumo em locais públicos.
Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde, globalmente, os cuidados de saúde com os fumadores custam mais de 850 mil milhões de euros, quase quatro vezes mais que os 231 mil milhões de euros que se estima provirem dos impostos sobre o tabaco.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com