Empresa pública suíça Axpo compra a portuguesa Goldenergy

A Axpo fica com 100% do capital da portuguesa Goldenergy, depois de ter entrado com uma participação de 25% em 2015. Os restantes 75% pertenciam ao grupo Dourogas.

A empresa pública suíça Axpo acordou a aquisição da totalidade do capital da Goldenergy, o terceiro maior comercializador de energia em Portugal, ao grupo Dourogás. A assinatura do acordo, que aguarda aprovação do regulador, ocorreu a 25 de setembro.

A Axpo fica assim com 100% do capital da portuguesa Goldenergy, empresa comercializadora de gás natural e eletricidade em regime de mercado que nasceu há dez anos. A empresa suíça entrou com uma participação de 25% na Goldenergy, em 2016, e após os últimos anos terem sido de gestão de conjunta, a Axpo indicou, em comunicado, que a aquisição pretende “fortalecer a sua presença no mercado português de energia”.

O acordo de compra e vende contempla manutenção da totalidade dos postos de trabalho e a manutenção da sede em Portugal, de acordo com a Dourogás.

“Iremos prosseguir o caminho de crescimento no mercado português assentando a nossa estratégia comercial na qualidade, no preço baixo e num mix de fontes energéticas cada vez mais amigas do meio-ambiente, renováveis e sustentáveis”, afirmou Miguel Checa Rodriguez, administrador delegado da Axpo em Portugal, em comunicado.

Por seu lado, o grupo Dourogás pretende usar a operação para reorientar a estratégia na atuação no mercado nacional da energia, permitindo consolidar as operações de investimento em curso nas redes de distribuição em 18 municípios nos distritos de Vila Real e Bragança.

“É um orgulho ter concebido, criado e desenvolvido a Goldenergy, desde o momento zero. Este é, contudo, o momento de permitir que a empresa siga o seu próprio rumo e outro modelo de afirmação e desenvolvimento, agora com um novo acionista único, que tem um plano de crescimento para a empresa e que se comprometeu a salvaguardar todos os postos de trabalho”, acrescentou Nuno Afonso Moreira, CEO do grupo Dourogás.

[Notícia atualizada às 14 horas com comentários]

Ler mais
Relacionadas

ACP e goldenergy anunciam “o melhor preço da eletricidade no país”

Os sócios ACP irão dispor de um gestor de serviços personalizado em todos os canais e serviços de apoio da goldenergy.

Livre ou regulado? ERSE esclarece quem tem ofertas mais económicas na conta de eletricidade

A oferta comercial de eletricidade, tanto mono como dual, de menor preço é sempre mais competitiva do que a tarifa regulada, esclarece o regulador.

Goldenergy admite baixar preços da luz para clientes que voltem ao mercado regulado

O fornecedor de eletricidade do mercado liberalizado anunciou esta sexta-feira que considera importante “ir ao encontro da decisão aprovada este ano pelo Parlamento”.
Recomendadas

Calçado vegan? Sim, também já há

Uma empresa da Póvoa de Lanhoso considera que nem mesmo uma indústria tradicional como o calçado precisa de recorrer a produtos que, do ponte de vista da sustentabilidade, não fazem sentido.

Crédito Agrícola elege nova administração a 25 de maio

A Caixa Central de Crédito Agrícola é responsável pela coordenação e supervisão das 80 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo e é liderada por Licínio Pina desde 2013, há dois mandatos. O gestor trabalha no banco há mais de 30 anos.

Empresas começam projetos de inovação mas não conseguem acabar mais de metade

O excesso de projetos, a falta de liderança e a ausência de processos estão a bloquear o desenvolvimento das organizações mundiais, segundo o estudo “Having a successful innovation agenda”, elaborado pela multinacional Oracle.
Comentários