A empresa G42, focada em Inteligência Artificial e computação, com sede em Abu Dhabi, adquiriu uma participação de mais de 100 milhões de dólares (93 milhões de euros) na rede social chinesa TikTok, segundo avança o jornal “Cinco Días”.
A plataforma digital chinesa de vídeos curtos não está cotada em bolsa, mas com a entrada desta participação passou a ser avaliada em 220 mil milhões de dólares (203 mil milhões de euros). Este valor fica abaixo do registado o ano passado, de 300 mil milhões de dólares, durante um programa de recompra de ações, e também fica abaixo da faixa entre os 300 e 400 mil milhões de dólares que tinha em capitalização de mercado secundário em 2021.
A G42 é uma empresa controlada pelo sheik Tahnoon bin Zayed bin Sultan Al Nahyan, que também é conselheiro de segurança nacional dos Emirados Árabes Unidos. O sheik comprou a sua participação na empresa chinesa ByteDance através do fundo 42XFund, cita a “Bloomberg”.
A “Bloomberg” já tinha informado que a rede social TikTok estava a considerar separar-se da sua matriz, para atenuar as preocupações das autoridades dos Estados Unidos sobre os riscos à segurança nacional.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com