[weglot_switcher]

Empresas de vinho do Porto consideram apoios insuficientes

A AEVP quer a majoração da destilação de crise como forma de financiar os custos de produção. Os produtores enfrentam grandes dificuldades tanto na frente das exportações como da mercado interno.
4 Junho 2020, 20h04

Tendo em conta a crise que a Região Demarcada do Douro, o sector do vinho do Douro e do Vinho do Porto atravessam, as empresas associadas na AEVP, consideram que o montante de 10 milhões de euros, de dinheiro europeu, anunciado pelo Governo para apoio ao sector vitivinícola nacional “é manifestamente insuficiente para acudir aos graves problemas do sector”.

Em comunicado, a associação de empresas do Vinho do Porto afirma que “é necessário que o Estado português se comprometa a defender a viticultura nacional”, sendo que,m nesse quadro, existe a “necessidade de majorar a destilação de crise para os vinhos DOC Douro e IG Duriense, que cubra os custos de produção destes vinhos”.

Por outro lado, os associados da AEVP, com o objetivo de minimizar a quebra na fixação do benefício, estão disponíveis “para adquirir vinho do Porto para colocação em reserva, na condição de que sejam mobilizados os saldos cativos e transitados do IVDP para o efeito, a exemplo do que foi feito no Turismo de Portugal – bem como para lançar um ambicioso plano de promoção nacional e internacional de Vinho do Douro e Vinho do Porto, no sentido de reativar o consumo”.

O comunicado afirma que estas medidas estão de acordo com o entendimento de princípio defendido pelo Conselho Interprofissional do IVDP, “unindo assim a produção e o comércio na defesa da Região Demarcada do Douro e dos seus vinhos”.

Produto de exportação por excelência, a venda de Vinho do Porto tem vindo a crescer dentro de portas de forma que até há alguns anos não era esperada. Mas, com as exportações a descerem para todos os mercados, a venda no mercado interno está a seguir o mesmo ritmo. É que as vendas em Portugal cresceram à custa dos turistas e não dos consumidores nacionais. Com o turismo fechado há vários meses, o Vinho do Porto não tem por estes dias nenhuma via de escoamento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.