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Empresas discutem redução do uso do plástico

No centro da discussão da 5ª edição da ‘Empack and Transport & Logistics’ vão estar temas como a economia circular e a nova norma da União Europeia, relativa à abolição de embalagens plásticas descartáveis de uso único até 2030.
18 Setembro 2019, 07h35

Nos próximos dias 18 e 19 de setembro, terá lugar a quinta edição da ‘Empack and Transport & Logistics’, considerada a maior feira portuguesa destinada a profissionais das áreas da embalagem, armazenagem, manutenção e logística. esta ano, o foco é a redução do uso do plástico e a economia circular, assim como a sustentabilidade e o ‘e-commerce’.

O evento terá lugar na Exponor, em Matosinhos.

“No centro da discussão da 5ª edição do evento estará a economia circular e a nova norma da União Europeia, relativa à abolição de embalagens plásticas descartáveis de uso único até 2030”, destaca um comunicado da organização.

Assim, o mesmo documento avança que, para o dia 18, está marcado um debate sobre ‘Os desafios da economia circular na indústria das embalagens’, ao qual irá assistir João Ataíde, secretário de Estado do Ambiente.

Desta forma, o responsável poderá ficar a conhecer as perspetivas de empresários e especialistas que irão discutir o tema, com destaque para Luís Ferreira, ‘Packaging & Messaging Responsible’ da Bosch; Gonçalo Silva, investigador da Universidade do Porto; Nuno Nogueira Oliveira, ‘Quality Assurance Manager da Makro’; e Filipe Simões, diretor executivo da FRUUT.

“Esta é uma temática à qual os ‘players’ do setor não poderão fugir. É, por isso, de extrema importância que juntos discutamos novas soluções e partilhemos ideias. Este é, por isso, um assunto que urge debater. Por esta razão, o tema estará em destaque numa das várias conferências que irão decorrer durante a ‘Empack and Transport & Logistics’. Palestras essas que irão contar com a participação dos principais utilizadores de embalagens que, em conjunto com as principais associações industriais, como a APIP (Associação Portuguesa da Indústria de Plástico), irão apresentar perspetivas interessantes sobre o futuro e os desafios do sector”, destaca Raquel Carboneras, responsável pela Empack.

Amanhã, dia 19 de setembro, o painel de oradores das várias conferências conta com nomes como Paulo Dourado, diretor de comunicação da APIGRAF (Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel), que abordará as cinco principais tendências do mercado europeu de embalagem; Paulo Vaz, diretor geral da ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal) e André Valente da NACEX, que irão debater estratégia de ‘e-commerce’.

“Nesta edição, regressará também o ‘Smart Badge’, um cartão que serve de acreditação e que funciona como uma ‘pasta virtual’ para o evento. No final da feira, o visitante pode receber toda a informação sobre o mesmo por ‘e-mail’. Esta opção permite que os visitantes não tenham de andar carregados pelo certame e que possam ter acesso a toda a informação posteriormente. Além disso, é amiga do ambiente, indo de encontro ao mote deste evento”, explica a organização da Empack.

O referido comunicado adianta que “o espaço já se encontra totalmente ocupado por empresas que oferecem as soluções mais inovadoras, ao nível de máquinas de embalagem, etiquetagem, ‘software’ de automação e serviços de logística para as indústrias da alimentação, bebidas, cosmética ou construção, das quais de destacam a Nestlé, RAR – Refinarias de Açúcar Reunidas, RGVS IBÉRICA (Decathlon), Super Bock Group e Víctor Guedes.

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