[weglot_switcher]

Empresas financiam nova licenciatura da NOVA FCT para formar engenheiros do futuro

“O novo curso foi desenhado com um plano de estudos inovador, criado à medida das necessidades do setor tecnológico, abrangendo áreas como consultoria, operação de redes e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Com este modelo, a NOVA FCT procura identificar e atrair os melhores alunos, selecionando-os com base no mérito académico”.
9 Abril 2025, 17h15

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT, anunciou, esta quarta-feira, o lançamento de uma nova Licenciatura em Engenharia de Comunicações e de Informação (LECI), que começa já no próximo ano letivo de 2025/2026.

Em comunicado, a Nova FCT sublinhou que “a cargo do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da faculdade, a nova formação conta com a colaboração estratégica de um conjunto de empresas líderes no mercado, como AXIANS, CISCO, GMV, MEO, NOKIA, NOS e a VODAFONE, para o financiamento integral das propinas dos 20 alunos admitidos. Este acordo vigorará nas três primeiras vezes da Licenciatura”.

“O novo curso foi desenhado com um plano de estudos inovador, criado à medida das necessidades do setor tecnológico, abrangendo áreas como consultoria, operação de redes e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Com este modelo, a NOVA FCT procura identificar e atrair os melhores alunos, selecionando-os com base no mérito académico”, destacou.

Além do financiamento, “as empresas parceiras procuram partilhar casos reais de aplicação na formação dos alunos, tendo ainda o objetivo de identificar e captar o talento após a conclusão do curso. Para tal, estão previstas sessões semestrais abertas a todos os estudantes, onde as empresas apresentarão os seus projetos inovadores, fomentando o interesse e o networking entre estudantes e empregadores”.

“Esta nova formação representa uma abordagem diferenciadora ao ensino da engenharia, aliando uma formação académica de excelência às necessidades reais do setor. Com o apoio das empresas, conseguimos proporcionar condições únicas aos nossos alunos, preparando-os para os desafios do futuro, com um forte incentivo à inovação e à empregabilidade”, afirmou Rodolfo Oliveira, professor coordenador da nova licenciatura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.