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Empresas japonesas impedem trabalhadoras de usarem óculos por causarem uma “impressão fria” junto dos clientes

Este tipo de proibições está a gerar muitas críticas no país do sol nascente. Uma das justificações apresentadas pelas empresas em causa é que as trabalhadoras femininas que têm contacto com clientes, ao usarem óculos estão a transmitir uma “impressão fria”, fazendo com que os clientes não se sintam à vontade para fazer perguntas ou resolver problemas.
8 Novembro 2019, 11h55

Várias empresas japonesas aprovaram uma proibição que impede mulheres de usarem óculos no seu local de trabalho. A medida está a causar indignação nas redes sociais e já existem petições para impedir que mais empresas aprovem esta medida, avança a BBC.

Uma das justificações apresentadas pelas empresas em causa, que atuam no setor do retalho, é que as trabalhadoras femininas que têm contacto com clientes, ao usarem óculos estão a transmitir uma “impressão fria”, fazendo com que os clientes não se sintam à vontade para fazer perguntas ou resolver problemas.

Outras justificações baseiam-se na segurança, como é o caso das companhias aéreas. Algumas empresas de beleza afirmam que “ao usarem óculos, as mulheres não estão a mostrar a sua maquilhagem facial”.

Kumiko Nemoto, professora de sociologia da Universidade Quioto, é uma das principais vozes que se opõe às proibições, afirmando que “as justificações apresentadas pelas empresas não fazem sentido, e que se tratam de medidas sexistas e discriminatórias”.

Um membro do Governo japonês veio a público defender as mudanças, afirmando ser “necessário” às empresas atualizarem os seus “dress codes” e assegurarem que os seus funcionários os cumprem.

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