O Centro Internacional de Cultura (CIC) vai promover no próximo dia 13 de dezembro mais um Encontro dos Descobrimentos. Em declarações ao Jornal Económico, Gabriela Faria de Oliveira, diretora-executiva do Centro, explicou que este 71º Encontro dos Descobrimentos visa apoiar a instituição de solidariedade social Ajuda de Mãe.
“Além dos eventos de âmbito cultural e empresarial, realizamos eventos de âmbito social, apoiando a Instituição Ajuda de Mãe – em Portugal – e a Kibô-no-Iê, que significa “Casa da Esperança”, no Brasil”, explicou a jovem empresária luso-brasileira.
“Acreditamos muito na responsabilidade social empresarial e acabamos por ter muitos aliados nesse sentido, notadamente as Empresas Associadas do Encontro dos Descobrimentos, onde se contam empresas como a Securitas, Fundação Galp Energia, Grupo Vila Galé, BCN – Branco Carvalho Neto, Grupo Tecnorém, Faria de Oliveira Advogados, o Sushi dos Sá Morais, Boutique dos Relógios, Alibra, Colourtravel, Agrocortex, entre outras”, acrescentou Gabriela Faria de Oliveira.
Os Encontros dos Descobrimentos, que contam com a participação de dezenas de empresários e decisores dos dois lados do Atlântico, têm também uma componente empresarial, para “gerar novos negócios, novas oportunidades e novos relacionamentos”, tendo sempre como filosofia “a mensagem do Milho Bom”, disse.
A Sopa Solidária para a Ajuda de Mãe terá de lugar de forma “bastante interessante”, explicou, lembrando que o custo de participação é o da doação de um cabaz com alguns dos items que a Instituição Ajuda de Mãe mais necessita, desde fraldas, papas, leites e roupas.
“Enfim, tudo para as crianças e para as suas mães. É uma forma interessante de realmente envolver as pessoas nessa iniciativa, pois elas vão comprar esses produtos, passa por uma ação e acho que ninguém fica indiferente quando se trata de ajudar um bebé”, concluiu Gabriela Faria de Oliveira.
O CIC tem vindo a apoiar a Ajuda de Mãe nos últimos cinco anos, devido ao trabalho que a instituição tem levado a cabo não só no que toca à distribuição de bens básicos, mas também no apoio à formação e reintregação na sociedade.
“Já são mais de 70 eventos que têm vindo a decorrer em países como Portugal, Brasil, Japão, Finlândia, China, entre outros, sempre com temas distintos e curiosos, o que faz com que contemos com grupos diferentes em cada uma das edições”, disse.
O último evento, que decorreu no dia 18 de setembro, teve o tema “O Japão e o Mundo Ocidental”, no Hotel Vila Galé Palácio dos Arcos, em Oeiras. Contou com a participação de diversos empresários e autoridades, entre os quais embaixador do Japão em Portugal, Hiroshi Azuma, num total de cerca de uma centena de participantes, incluindo uma grande comitiva de Japoneses do KENREN – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.
Neste evento, além de enfatizar as relações culturais e económicas entre o Japão e o Mundo Ocidental, decorreu a entrega de homenagens às lideranças nipónicas presentes e também uma especial homenagem póstuma a Américo Amorim, “pela sua importância enquanto grande empresário e, notadamente, no bom relacionamento com os mercados internacionais, onde se notabilizou no sucesso empresarial, levando consigo a bandeira de Portugal”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com