A Endesa Portugal venceu o concurso do Pego, sabe o JE, ficando com a possibilidade de injectar 485 megawatts (MW) na rede elétrica.
O concurso para a capacidade de injeção na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) terminou hoje, decorridos todos os prazos legais, e o resultado será divulgado ainda hoje pela Direção – Geral de Energia (DGEG).
Na fase preliminar, a elétrica liderada por Nuno Ribeiro da Silva já tinha obtido a melhor pontuação. A sua proposta obteve 3,72 pontos, superando as propostas da Tejo Energia, Greenvolt, Brookfield & Bondalti, Voltalia e a EDP Renováveis.
Num comunicado da Endesa divulgado entretanto, a empresa destaca que obteve um direito de ligação à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) de 224 MVA para a instalação de 365 MWp de energia solar, 264 MW de energia eólica, com armazenamento integrado de 168,6 MW e um eletrolisador de 500 kW para a produção de hidrogénio verde.
“Trata-se de um projeto economicamente sustentável que não depende de subsídios externos, e que representa um investimento da Endesa de 600 milhões de euros”, destaca a companhia.
“O sucesso da proposta da Endesa deve-se sobretudo aos projetos de desenvolvimento social e económico para a Região, uma vez que se compromete com a criação de 75 postos de trabalho, 12.000 horas de formação e apoio às PME para que integrem os seus projetos na região”, segundo a elétrica.
– Notícia atualizada às 19h22
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com