De acordo com a nota de informação estatística de maio de 2025 do Banco de Portugal, o endividamento do setor não financeiro, o que inclui administrações públicas, empresas e particulares, aumentou 7,9 mil milhões de euros em maio de 2025 para 839,1 mil milhões de euros.
Olhando só para o setor público o endividamento aumentou 4,4 mil milhões de euros em maio ao passo que o endividamento dos particulares cresceu 6,1% relativamente ao período homólogo, a maior taxa de variação anual desde o início da série, em dezembro de 2008.
Dos 839,1 mil milhões de euros de dívida da economia portuguesa, 465,1 mil milhões de euros respeitavam ao setor privado (empresas privadas e particulares) e 374,1 mil milhões de euros ao setor público (administrações públicas e empresas públicas).
O endividamento do setor público aumentou sobretudo junto do exterior (+3,4 mil milhões de euros), através da aquisição por não residentes de títulos de dívida pública portuguesa de longo prazo.
Verificou-se também um aumento do endividamento do setor público perante as administrações públicas (+400 milhões de euros), perante os particulares (+300 milhões de euros), sobretudo por via da subscrição de certificados de aforro, e perante as empresas não financeiras (+300 milhões de euros).
O endividamento do setor privado subiu 3,5 mil milhões de euros. Sendo que o endividamento das empresas privadas cresceu 2,3 mil milhões de euros, refletindo aumentos perante o setor financeiro (+1,6 mil milhões de euros) e o exterior (+0,7 mil milhões de euros).
O endividamento dos particulares aumentou 1,2 mil milhões de euros, principalmente por via do crédito à habitação, à semelhança dos meses anteriores.
O endividamento dos particulares cresceu 6,1% em relação ao período homólogo, registando a maior taxa de variação anual desde o início da série, em dezembro de 2008. Esta taxa tem vindo a subir desde final de 2023, revela o Banco de Portugal.
Em maio deste ano, o endividamento das empresas privadas subiu 1,8% relativamente ao mesmo mês de 2024. No mês anterior, tinha aumentado 1,0%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com