[weglot_switcher]

Endividamento da economia portuguesa subiu para 723 mil milhões

Total da dívida do Estado, empresas e famílias portuguesas fixou-se em 723 mil milhões de euros em novembro, um aumento de 1,6 mil milhões de euros face ao mês anterior.
22 Janeiro 2019, 11h06

O endividamento da economia portuguesa aumentou 1,6 mil milhões de euros em novembro de 2018 face ao mês anterior, devido principalmente ao setor público.

De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BDP), esta terça-feira, o total da dívida do Estado, empresas e famílias portuguesas fixou-se assim em 723,1 mil milhões de euros, correspondendo 323,4 mil milhões de euros ao setor público e 399,8 mil milhões de euros ao setor privado.

“Este aumento [face a outubro] resultou do incremento de 1,2 mil milhões de euros no endividamento do setor público e do aumento de 0,4 mil milhões de euros no endividamento do setor privado”, explica o BdP.

O regulador salienta que o acréscimo do endividamento do setor público resultou, sobretudo, do aumento do endividamento face ao setor não residente e às próprias administrações públicas.

Relativamente ao setor privado, registou-se um endividamento das empresas face ao setor financeiro em 0,3 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.