[weglot_switcher]

Endividamento da economia cai 300 milhões de euros em agosto

O endividamento das empresas privadas diminuiu 700 milhões de euros e o endividamento dos particulares aumentou 400 milhões de euros. O BdP justifica que, em ambos os casos, ” a variação do endividamento foi sobretudo face ao sector financeiro”.
21 Outubro 2021, 11h14

O endividamento do sector não financeiro da economia portuguesa caiu para os 763,9 mil milhões de euros no mês de agosto, verificando uma diminuição de 300 milhões de euros face a junho, de acordo com os dados revelados pelo Banco de Portugal (BdP) esta quinta-feira, 21 de outubro.

Em relação ao endividamento do sector público, manteve-se em 346,5 mil milhões de euros, mas o BdP revela que houve uma “recomposição dos sectores financiadores”, com destaque para o endividamento obtido junto do exterior, que diminuiu 1,7 mil milhões de euros. Já o endividamento junto do sector financeiro aumentou 1,4 mil milhões de euros.

Por sua vez, o endividamento do sector privado, que corresponde a empresas privadas e particulares, diminuiu 300 milhões de euros para 417,4 mil milhões de euros. O endividamento das empresas privadas diminuiu 700 milhões de euros e o endividamento dos particulares aumentou 400 milhões de euros. O BdP justifica que, em ambos os casos, ” a variação do endividamento foi sobretudo face ao sector financeiro”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.