[weglot_switcher]

ENEM é via verde para estudar em Portugal

A maior parte das instituições do ensino superior aceita o Exame Nacional do Ensino Médio brasileiro.
10 Agosto 2019, 18h00

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio é o passaporte para os jovens brasileiros que queiram estudar em Portugal, um país europeu com quem o Brasil partilha a língua e laços históricos.

A maior parte das instituições de ensino superior portuguesas substitui as provas de ingresso pelos resultados obtidos neste exame anual, com a duração de dois dias. É composto por 180 perguntas objetivas que cobrem quatro grandes áreas do conhecimento e pela redação de um texto, sendo considerado o segundo maior do mundo de acesso ao ensino superior, depois do “Gaokao” chinês.

Em Portugal, o convénio interinstitucional com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – já foi assinado por 37 universidades, politécnicos e outros institutos superiores, públicos e privados, o que significa que as instituições terão um acesso mais imediato ao desempenho dos candidatos.

Na folha dos requisitos que o jovem brasileiro tem de cumprir figura também o visto de estudante, que não lhe dá, no entanto, a autorização para realizar trabalho remunerado.

Fora os candidatos brasileiros e os nacionais dos Estados-membro da União Europeia, as instituições de ensino superior portuguesas recebem estudantes internacionais para frequência integral de licenciatura/graduação e mestrado integrado ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional, criado pelo Decreto-Lei nº 36, de 10 de março de 2014.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.