[weglot_switcher]

Energia e serviços empresariais puxam receitas da Meo para crescimento de 2,4%

Excluindo o desempenho da Altice Labs, que continua a pesar nas contas, as receitas da operadora de telecomunicações cresceram 7% no primeiro trimestre.
7 – MEO
27 Maio 2025, 13h23

As receitas da Meo cresceram 2,4% no primeiro trimestre deste ano, face a igual período de 2024, para 697 milhões de euros, apoiada no negócio da energia e no segmento de serviços empresariais, de acordo com os resultados proforma que a operadora de telecomunicações portuguesa divulgou esta terça-feira, 27 de maio.

Os resultados do grupo continuaram a ser penalizados pela Altice Labs, que continua a ser afetada pela quebra das vendas de equipamentos e hardware nos mercados internacionais.

Excluindo o desempenho da Altice Labs, as receitas da Meo cresceram 7%.

O impacto também se sente nos resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA), que caíram 5,6%, para 244 milhões de euros.

Mesmo sem a Altice Labs e com o aumento de receitas, o EBITDA caiu 1,4%, o que é justificado com “aumentos de custos diretos e comerciais associados ao crescimento da base de clientes de energia, assim como a sazonalidade dos mesmos”.

As receitas do segmento consumo aumentaram 8,4%, para 374 milhões de euros, com as receitas de serviço a crescerem 9,1%, “suportadas pelos níveis record de churn [percentagem de clientes que deixaram de utilizar os seus serviços durante um determinado período de tempo], crescimento na base de clientes de fibra e móvel pós-pago e o contributo adicional e bastante positivo da Meo Energia”, explica a empresa.

As receitas do segmento de serviços empresariais subiram 5,3%, para 323 milhões de euros, excluindo a Altice Labs.

No conjunto do ano passado, as receitas da Meo cresceram 0,7%, para 2.775 milhões de euros, apoiadas no desempenho dos segmentos de consumo e serviços empresariais.

Em 2023, os três primeiros trimestres do ano incluíam a consolidação da Geodesia, empresa de engenharia e construção especializada em redes de telecomunicações, que foram excluídas para permitir a comparação direta.

Excluindo a performance da Altice Labs, que tem um peso inferior a 10% nos resultados da operadora, as receitas da Meo cresceram 5,4%.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.