[weglot_switcher]

Energia solar e eólica: três organizações vão trabalhar para encontrar as áreas ideais para futuras centrais

A The Nature Conservancy (TNC), o Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P (LNEG) e a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) vão analisar o território português, com o objetivo de encontrar as melhores localizações e contribuir para o processo de transição energética.
27 Junho 2024, 19h20

Três organizações formaram uma parceria que tem por objetivo apoiar a agenda de transição energética de Portugal. Para tal, vão procurar “identificar as áreas ideais para localizar novas centrais de energia solar e eólica, respeitando os valores ecológicos e culturais”.

Neste âmbito, a The Nature Conservancy (TNC), o Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P (LNEG) e a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) estabeleceram um Memorando de Entendimento. O acordo indica a colaboração com os stakeholders portugueses do sector, incluindo ONG ambientais.

A informação foi divulgada pelo LNEG através de comunicado, no qual se sublinha que o acordo em causa visa a investigação cientifica, de forma a apoiar a implementação de soluções energéticas sustentáveis para o país. Para tal, vai ser usada a metodologia de localização “smart” da TNC já utilizada nos Estados Unidos, Índia, Croácia e nos Balcãs Ocidentais, de forma a estudar o território de Portugal Continental.

As organizações envolvidas querem dar um contributo para o cumprimento da diretiva das renováveis da União Europeia, no que respeita a designação de Áreas de Aceleração Renováveis (RAAs), até fevereiro de 2026.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.