[weglot_switcher]

Energias arrastam PSI para o ‘vermelho’ e Alemanha toca máximos

As principais bolsas europeias viveram um dia misto, marcado por um máximo histórico no índice de referência alemão. Por cá, o grupo EDP registou quedas fortes. Os investidores aguardam dados do PMI industrial e dos serviços, que serão conhecidos na sexta-feira.
bolsa de Lisboa mercados
23 Janeiro 2025, 07h00

As bolsas europeias encerraram sem sentimento definido na quarta-feira, com o índice de referência da Alemanha a registar um novo máximo histórico. Por cá, o PSI derrapou, arrastado pelo segmento da energia.

O índice de referência da bolsa de Lisboa caiu 0,96% até aos 6.505 pontos. A EDP Renováveis foi protagonista de uma queda de 4,81%, com os títulos a ficarem-se pelos 8,82 euros, ao mesmo tempo que a empresa-mãe, a EDP, contraiu 3,55%, até aos 2,96 euros. Ainda na energia, a REN derrapou 1,07% para 2,32 euros, enquanto a Galp perdeu 0,85% para 16,90 euros.

Em sentido inverso, as ações da Ibersol avançaram 4,55% e alcançaram 8,74 euros nas negociações, ao passo que a Altri somou 4,50% até aos 5,69 euros. A Corticeira Amorim, por seu turno, valorizou 3,00% para 8,25 euros.

Olhando às praças europeias, destaque para a subida de 6% nas ações da Adidas, que alavancaram o índice de referência da bolsa alemã, o DAX. Este encaixou 1,03% e voltou a atingir um máximo histórico, tendência que tem repetido de forma consistente desde a semana passada.

Em terreno positivo ficaram também França e o índice agregado Euro Stoxx 50, com subidas de 0,86% e 0,80%, respetivamente. Por outro lado, Itália e Espanha tombaram acima de 0,50% e o Reino Unido escorregou 0,07%.

Esta quinta-feira não vão ser conhecidos dados macro de grande relevo, pelo que os números do emprego nos EUA serão provavelmente os mais importantes. Os mercados aguardam dados referentes ao PMI industrial e dos serviços, que serão conhecidos na sexta-feira, tanto na zona euro como nos EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.