Ensino superior português abre 51 mil vagas

As candidaturas decorrem até 7 de outubro.

Terminou terça-feira, 6 de agosto, a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público. Este ano, foram abertas 51.568 vagas, das quais 708 para concursos locais, num total de 1.087 licenciaturas e mestrados integrados.

A segunda fase do concurso tem lugar entre 9 e 20 de setembro e nele serão disponibilizadas as vagas não preenchidas na primeira fase. Na terceira e última fase entram em cena as vagas sobrantes das fases anteriores, que decorre entre 3 e 7 de outubro.

As novas regras introduzidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior preveem que os cursos em que o número de vagas dos candidatos em primeira opção, com média igual ou superior a 17 valores, tenha sido ultrapassado em 2018, possam aumentar as vagas este ano letivo. Metade dos cursos com média superior a 17 aproveitou essa regra.

Recomendadas

Novo polo da Escola Portuguesa de Macau vai integrar sistema de ensino gratuito

O edifício atual também está a ser alvo de uma obra de expansão que, segundo Wong Kin Mou, prende-se com a capacidade de resposta ao crescente número de alunos.

Condução autónoma dá prémio internacional de inovação a investigadora da UMinho

Inês Rito Lima venceu a3ª edição dos Altice International Innovation Awards (AIIA), na categoria Academia. “É uma grande realização pessoal”, afirmou a investigadora.

Não haverá “eliminação administrativa” de chumbos, diz ministro da Educação

Tiago Brandão Rodrigues considera que “as retenções nunca levam esses alunos a bom porto. Muito provavelmente levam ao abandono escolar ou uma nova repetição de ano”.
Comentários