[weglot_switcher]

Entusiasmo pelo novo filme de F1 desencadeia onda de fraudes globais, alerta Kaspersky

Segundo a Kaspersky “os atacantes estão a tentar atrair as vítimas com ofertas de transmissão gratuita do filme e com falsos brindes de brinquedos de carros de corrida associados à parceria entre Apple e o McDonald’s”.
Kaspersky
Kaspersky
16 Julho 2025, 18h32

“F1: O Filme” estreou em todo o mundo e, de acordo com a Kaspersky, o entusiasmo em torno do aguardado lançamento da Apple Original Films, protagonizado por Brad Pitt, alimentou uma onda de atividade fraudulenta.

O filme com Brad Pitt no papel de um piloto de Fórmula 1 liderou a bilheteira no fim de semana de estreia com 144 milhões de dólares dos quais 55,6 milhões nos EUA e Canadá. Os restantes 88,4 milhões de dólares vieram de 78 mercados internacionais.

Segundo a Kaspersky “os atacantes estão a tentar atrair as vítimas com ofertas de transmissão gratuita do filme e com falsos brindes de brinquedos de carros de corrida associados à parceria entre Apple e o McDonald’s”.

“Uma das fraudes atrai os utilizadores com uma suposta “subscrição gratuita” para ver o novo filme online. O website falso, com um design atraente e escuro, apresenta uma grande janela de reprodução de vídeo com uma fotografia de Brad Pitt retirada de materiais promocionais oficiais. Para o utilizador ter a possibilidade de assistir ao filme gratuitamente é convidado a ativar uma conta gratuita. Durante o registo, os cibercriminosos pedem aos utilizadores que associem um cartão bancário, do qual retiram posteriormente todos os fundos disponíveis. O prometido acesso ao filme nunca é fornecido”, detalhou a Kaspersky.

Noutro exemplo de fraude, “os atacantes exploram a parceria entre a Apple e a McDonald’s: em países selecionados da América Latina, os fãs podem comprar uma refeição combinada com o tema da Fórmula 1 e receber brinquedos exclusivos – carros de corrida em miniatura “F1”.

Olga Altukhova, especialista em segurança da Kaspersky disse: “Verifique sempre o endereço do website para se manter seguro. Os burlões utilizam frequentemente nomes que se assemelham a nomes legítimos para enganar as vítimas. Evite clicar em ligações suspeitas e opte por escrever o endereço do sítio Web diretamente na barra de pesquisa do seu navegador. Além disso, tenha cuidado com as ofertas que parecem demasiado boas para serem verdadeiras – muitas vezes acabam por ser fraudes. Ao pagar online, também é aconselhável usar cartões virtuais com limites de gastos”.

Até agora, “os especialistas da Kaspersky só encontraram um site em português, mas dada a popularidade global do filme e o entusiasmo dos colecionadores em todo o mundo, o esquema pode facilmente espalhar-se para outras regiões”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.