[weglot_switcher]

Envio de iPhones da Índia para os EUA aumentou 76% em abril

Segundo a Canalys, empresa de análise do setor tecnológico, foram transportados para os EUA cerca de três milhões de iPhones fabricados na Índia.
27 Maio 2025, 14h48

Este aumento surge no contexto da aceleração dos planos da Apple para fabricar na Índia, planos esses que, segundo analistas, deverão enfrentar resistência por parte do Presidente e de Pequim. Os dados da Canalys, agora parte da Omdia, revelam que em abril foram transportados para os EUA cerca de três milhões de iPhones fabricados na Índia, um aumento de 76% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo estimativas a empresa de análise de mercado tecnológico.

Um contraste marcante face aos provenientes da China que, no mesmo período, caíram cerca de 76% em relação ao ano anterior, para apenas 900 mil unidades. De acordo com Le Xuan Chiew, gestor de investigação na Omdia, os números de abril demonstram as medidas agressivas que a Apple tem vindo a tomar para se adaptar às tarifas impostas por Washington contra a China, país onde a Apple fabrica a maioria dos seus iPhones.

“Esta mais recente guerra comercial com a China é o tipo de perturbação para o qual a Apple tem vindo a tentar preparar-se há muito tempo,” afirmou, acrescentando que a empresa começou a investir fortemente nas cadeias de abastecimento na Índia durante a pandemia da Covid-19.

Segundo estimativas da Omdia, a Índia também ultrapassou a China no envio de iPhones para os Estados Unidos em março. Este aumento ocorreu antes da primeira aplicação das “tarifas recíprocas” de Trump, a 2 de abril. O volume de expedições nesse mês foi invulgarmente elevado, aparentando ser resultado de um esforço de armazenamento estratégico por parte da empresa, segundo Chiew.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.