[weglot_switcher]

EPIS tem 67 bolsas sociais para alunos carenciados

As bolsas são financiadas por empresas, ultrapassando este ano os 100 mil euros. Candidaturas decorrem até 23 de setembro,
29 Julho 2019, 07h32

As bolsas da Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social destinam-se a alunos carenciados, sendo atribuídas durante o seu percurso no ensino secundário e universitário. Na 9.ª edição do programa, cujas candidaturas decorrem até 23 de setembro, serão atribuídas 67 bolsas sociais.

A associação anuncia um aumento do número de categorias de bolsas sociais que vão ser atribuídas: de 19 para 23, sendo os processos de candidatura e os critérios de admissão distintos. As categorias em destaque estão direcionadas para apoiar alunos que terminaram o 9.º ano de escolaridade em 2018/2019 e desenvolveram projetos sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, bem como para jovens adultos com necessidades especiais, em frequência de estágios profissionais.

As bolsas mobilizam este ano um investimento de 100 mil euros, que compara com 99.600 euros em 2018 e contam com 23 entidades investidoras: Águas do Vale do Tejo, Avipronto, Banco Santander, Boehringer Ingelheim, Caima, Cires, Cofaco Açores, Deloitte, Fertagus, Fresenius Kabi, Fundação AGEAS – Agir com coração, Fundação Altice, Fundação Amélia de Mello, Fundação Galp, Fundação Monjardino, Pestana Hotel Group, Grupo Trivalor, Lactogal, OMNOVA, Servier, Soroptimist International Clube Lisboa Caravela, VHumana e Zurich.

Nas oito edições realizadas entre 2011 e 2018, a EPIS já atribuiu 269 bolsas sociais, num investimento de cerca de 367 mil euros que contou com a participação de 64 investidores sociais.

 

Categorias das Bolsas Sociais EPIS 2019

· Boas práticas organizativas de promoção da inclusão social de jovens carenciados

CATEGORIA 1. Deloitte, Vhumana e Servier. Boas práticas organizativas de promoção da inclusão social de jovens carenciados e/ou em abandono escolar através da Educação, Formação e Inserção Profissional, em escolas e/ou outras organizações do Continente, Açores e Madeira, com ensino secundário ou com cursos profissionais de nível de qualificação equivalente.

· Boas práticas organizativas de promoção da inserção profissional e/ou ocupacional de jovens com necessidades de educação especial

CATEGORIA 2. JOVENS ESPECIAIS BANCO SANTANDER. Boas práticas de escolas na promoção da inserção profissional e/ou ocupacional de jovens com necessidades de educação especial através dos Planos Individuais de Transição (PIT).

CATEGORIA 3. JOVENS ESPECIAIS FUNDAÇÃO AMÉLIA DE MELLO. Apoio a jovens adultos com necessidades especiais a frequentar programas/estágios de inserção profissional ou ocupacional em empresas ou outras instituições.

· Mérito académico no 9.º ano de escolaridade

CATEGORIA 4. AMIGOS EPIS. Mérito de projetos desenvolvidos por alunos do 9.º ano de escolaridade em escolas de todo o país, no ano letivo 2018/2019, com foco no tema dos 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

CATEGORIA 5. Fundação Amélia de Mello. Mérito académico de alunos do 9.º ano de escolaridade em escolas de todo o país.

CATEGORIA 6. Águas de Lisboa e Vale do Tejo. Mérito académico de alunos do 9.º ano de escolaridade dos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande e Sertã.

CATEGORIA 7. Fresenius Kabi. Mérito académico de alunos do 9.º ano

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.