[weglot_switcher]

Equipa da Faculdade de Economia do Porto vence competição internacional de casos de negócio

Uma dúzia de universidades participaram na competição que respondeu a um desafio lançado pela empresa de energias renováveis Statkraft. A equipa de estudantes da FEP apresentou uma solução de reutilização e reciclagem dos painéis solares,
22 Fevereiro 2024, 16h27

Constança Araújo, Inês Moura, Inês de Castro e Vasco Silva, coadjuvados pela docente Renata Blanc, trouxeram para a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) o ouro na BI International Case Competition (BIICC), realizada em Oslo, na Noruega.

Nesta edição, a Statkraft, empresa mundial de energias renováveis, desafiou os representantes das 12 universidades que participaram na finalíssima a delinearem, num espaço de 30 horas, uma estratégia de gestão de painéis solares em final de vida. As sugestões foram, posteriormente, apresentadas perante um júri, integrado pela Head of Sustainability da empresa.

A equipa de estudantes da FEP apresentou uma solução de reutilização e reciclagem dos painéis solares, assente em parcerias estratégicas com grandes grupos de residências estudantis em vários países da Europa. A proposta consistia na implementação de um método inovador que permite recuperar quase 100% do valor dos painéis.

“O que distinguiu a FEP foi sobretudo a forte qualidade da solução apresentada, a robustez da análise efetuada e também a solidez dos cálculos financeiros”, salienta  Renata Blanc.

BI International Case Competition foi disputada por um total de 12 equipas: Aarhus University, American University of Beirut, BI Norwegian Business School, FEP, HEC Montréal, IE University, Maastricht University – School of Business and Economics, Smith School of Business, Queen’s University, Team Universities of New Zealand, Texas A&M University, Thammasat University e University of Navarra.

“Estas competições são uma oportunidade única para os estudantes porem em prática, de forma integrada, os conhecimentos que adquirem na licenciatura. Aprendem a identificar problemas, pensar de forma estruturada e construir os argumentos que suportam as ideias que querem defender. Desenvolvem fortes competências de comunicação e aprendem a trabalhar em equipa em cenário de grande pressão. Tudo isto num contexto o mais aproximado possível da realidade: resolvendo casos reais que são avaliados por profissionais com forte experiência empresarial”, explica Renata Blanc.

A equipa faz parte do FEP International Case Team, organismo estudantil da FEP, que tem como principal atividade a resolução de casos de estudo, sob orientação das faculty advisors e professoras da FEP Renata Blanc e Catarina Roseira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.