As equipas inglesas têm um peso de quase um terço no dinheiro recebido pelas equipas portuguesas em transferências de jogadores. Nos últimos dez anos, o futebol português acumulou 1,2 mil milhões de euros em vendas para clubes ingleses.
As contas foram feitas pelo Observatório do Futebol (CIES), que acrescenta que o valor corresponde a 30% das vendas das equipas lusas.
Seguiram-se as vendas para Espanha (752 milhões de euros, 19%) e França (508 milhões, 13%). O mercado doméstico nacional tem um peso substancialmente mais reduzido neste capítulo (342 milhões, 9%).
Ao todo, as equipas portuguesas geraram, entre 2014 e 2023, 3,923 mil milhões de euros em vendas, o que só as coloca atrás dos cinco países que contemplam as cinco mais importantes ligas do futebol europeu (Inglaterra, Itália, França, Espanha e Alemanha).
Do valor total em vendas, 3.581 milhões de euros chegam do estrangeiro. Trata-se de um peso de 91% nas vendas, sendo que só Áustria, Ucrânia e Dinamarca registam, também em termos relativos, maior volume de vendas para o estrangeiro sobre o valor total em vendas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com