A Ercros, grupo industrial químico líder em Espanha, com sede em Barcelona, especializado na produção e venda de produtos químicos e farmacêuticos, reportou prejuízo de 12,1 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano. O que compara com lucros de 3,051 milhões no primeiro trimestre de 2024.
O valor total das vendas de produtos no atingiu 172,76 milhões de euros, em comparação com 176,70 milhões de euros no 1º trimestre de 2024, o traduz uma redução de 3,94 milhões de euros, o equivalente a uma queda de 2,2%. A diminuição do valor das vendas é inferior à diminuição do volume vendido, indicando um efeito positivo significativo no preço.
No primeiro trimestre de 2025, a Ercros registou uma contribuição de 53 milhões de euros, um EBITDA ajustado de 0,3 milhões de euros e um prejuízo de 12 milhões de euros, lê-se no comunicado da empresa que está sob uma Oferta Pública de Aquisição da portuguesa Bondalti.
A Ercros, química espanhola está a ser disputada pela portuguesa Bondalti e pela italiana Esseco Industrial. Ambas as OPA (a da Bondalti Ibérica e a da Esseco Industrial) estão em curso.
A empresa emprega 1.350 colaboradores e tem três áreas de atividade: a divisão de cloro, a divisão de produtos químicos e a divisão farmacêutica.
“Estes resultados são consequência da procura persistentemente fraca, dos custos de energia mais elevados e da forte concorrência internacional. A atual guerra tarifária lançada pelos EUA não está a ajudar a melhorar a atividade económica europeia, como demonstra a revisão em baixa da taxa de juro taxa de crescimento para 2025 recentemente prevista pelo FMI. Entretanto, os elevados preços da energia continuam a comprometer a competitividade da Europa face aos EUA e à Ásia”, explica a empresa industrial espanhola.
Segundo o comunicado dos resultados do primeiro trimestre, “o consenso geral entre as publicações especializadas prevê uma recuperação gradual da procura da indústria química europeia a partir de 2026, ainda que sujeita a uma resolução razoável da actual crise tarifária”.
“De qualquer forma, a Ercros continuará a implementar o Plano 3D para avançar na digitalização das suas operações, na descarbonização das suas atividades e na diversificação e expansão do seu portefólio de produtos. Manterá também a sua presença nos mercados em que opera e aproveitará as oportunidades para defender as suas margens”, acrescenta.
A Ercros diz que mantém uma posição financeira sólida, com 92 milhões de euros de liquidez.
A Bondalti anunciou, a 5 de março de 2024, uma OPA sobre a totalidade do capital da Ercros, propondo uma contrapartida de 3,6 euros por ação ajustado após a distribuição de dividendos para 3,5 euros por ação. Mas a 28 de junho do mesmo ano, a italiana Esseco Industrial apresentou uma contra-oferta, oferecendo 3,84 euros por ação que, também após o ajuste, ficou nos 3,74 euros, embora nenhuma das OPA agrade aos acionistas que consideram que ambas subestimam o valor da empresa especializada na produção e venda de produtos químicos.
A Bondalti promete manter a sede da Ercros em Barcelona, assim como os postos de trabalho e a presença nas comunidades em que opera (Catalunha, Comunidade Valenciana, Aragão e Madrid). Neste sentido, a empresa tem plena confiança no trabalho da equipa de gestão da Ercros.
O objetivo da Bondalti, após concluída a operação, era o de retirar as ações da Ercros da bolsa espanhola.
A Bondalti tem presença em Espanha há mais de 20 anos, contando com o apoio financeiro do Grupo José de Mello que conta com um legado histórico de mais de 120 anos, empregando mais de 14.800 pessoas.
A Bondalti tem uma presença forte no mercado espanhol.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com