[weglot_switcher]

Escola Superior de Biotecnologia: uma história feita de ciência, inovação e comunidade

Fundada em 1984, esta Faculdade da Universidade Católica encerra esta sexta-feira,11 de julho, no Porto, as comemorações dos seus 40 anos homenageando igual número de pessoas e instituições que marcaram, e continuam a marcar, o seu desenvolvimento.
11 Julho 2025, 10h01

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa tem estado a assinlar os 40 anos da sua fundação ao longo do corrente ano letivo de 2024/2025. As celebrações culminam esta sexta-feira, 11 de julho, pelas 17h30, no Auditório Carvalho Guerra, com uma homenagem a 40 pessoas e instituições que marcaram, e continuam a marcar, o desenvolvimento da Faculdade.

Neste simbólico momento reconhece-se o passado, valoriza-se o presente e lançam-se as bases para o futuro da instituição de ensino superior.

Fundada em 1984, a Escola Superior de Biotecnologia é uma referência, cá dentro e lá fora, promovendo uma visão integradora entre o conhecimento académico, o desenvolvimento tecnológico e a responsabilidade social.

“Celebrar os 40 anos da Escola Superior de Biotecnologia é reconhecer um percurso de excelência académica, inovação científica e compromisso com a sociedade”, afirma Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Católica.

Prossegue: “Orgulhamo-nos do impacto que temos vindo a gerar, da formação de profissionais altamente qualificados e da capacidade de antecipar e responder aos grandes desafios da alimentação, saúde e sustentabilidade. É particularmente gratificante ver os nossos graduados a fazer a diferença — em contextos nacionais e internacionais — levando consigo o rigor, a ética e a criatividade que aqui cultivaram. Este aniversário é, sobretudo, uma homenagem a todos – pessoas e instituições – que têm construído esta história connosco”.

A cerimónia de hoje é aberta por Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa para o Centro Regional do Porto, encerrada por Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP, e conta com dois oradores convidados: Jorge Portugal, diretor-geral da Cotec Portugal, e Ondina Afonso, presidente do Clube Produtores Continente Sonae. A cargo da diretora, Paula Castro, está a evocação de uma história feita de ciência, inovação e comunidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.