[weglot_switcher]

Escolas de negócios respondem à pandemia com novos programas

Inovação & Empreendedorismo, International Business e Branding Territorial são exemplos de temáticas que em 2021 chegam ao mercado.
  • FERNANDO VELUDO/LUSA
4 Abril 2021, 11h00

A pandemia da Covid-19 não retraiu as escolas de negócios. Antes pelo contrário. Uma nova conjuntura, embora difícil, dinamiza a inovação e proporciona o lançamento de novos programas que visam responder às necessidades das empresas e das pessoas. É o caso de Inovação & Empreendedorismo, a grande aposta da Nova SBE Executive Education a começar já este mês de março.

Esta Pós-Graduação (PG) poderá dar-lhe as ferramentas que precisa para se lançar no mundo dos negócios ou ser uma ferramenta de prosperidade para quem já está a trabalhar. “Os participantes vão aprender a construir uma base metodológica tecnicamente sólida e orientada para a ação, nas suas empresas ou na criação de um novo negócio”, explica a Nova SBE Executive Education de Susana Ferreira. A PG está especialmente direcionada para os empreendedores que, devido à instabilidade provocada pela pandemia, procuram respostas para o futuro.

No programa estão previstas aulas sobre a forma como a Covid-19 parou o mundo, exemplos de sucesso durante o confinamento, e estratégias para enfrentar o novo “normal”. Para além disto, será dado grande foco ao capítulo da transformação digital, desde oportunidades até processos de inovação neste mundo tecnológico.

A componente prática é um dos pontos fortes desta formação da escola de Carcavelos. Os participantes serão desafiados a desenvolver um desafio estratégico, em grupo, sob a supervisão de um mentor académico. Para tal, poderão contar com o apoio do Nova SBE Co.Innovation Lab, Digital Experience Lab e do Entrepreneurship Hub. Nestes “laboratórios” para empreendedores é possível simular, experimentar e criar, aliando negócios à tecnologia e ao design. Por exemplo, gostaria de saber se uma app ou um site de e-commerce seriam uma mais-valia para a alavancar a sua ideia? Nestes centros, a Nova SBE ajuda-o a criá-los e testá-los antes de serem lançados no mercado.

As PG são um ponto forte da oferta do ISEG Executive Education. Em 2021, a escola do Quelhas tem a decorrer 22 programas de Pós-Graduações, algumas com duas edições no mesmo ano. Luís Cardoso, presidente da instituição, começa por destacar duas: Applied Artificial Intelligence & Machine Learning – “por ser um tema novo e inovador, conquista cada vez mais importância” – e Data Science & Business Analytics que, “não sendo nova, tem tido um aumento de procura considerável nos últimos anos, pela importância do tema para as organizações”. Mas não fica por aí. A Pós-Graduação em Gestão da Sustentabilidade já vai na 10.ª edição e “também tem sido alvo de muita procura, “por abordar um tema decisivo e estratégico para sociedade e empresas”.

De referir que o ISEG Executive Education tem cinco PG que contam com acreditações de ordens profissionais: Análise Financeira, dá direito ao diploma internacional de Certified European Financial Analyst, conferido pela European Federation of Financial Analysts Societies; Gestão de Instituições de Saúde permite a atribuição da competência em gestão dos serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos; Contabilidade e Fiscalidade e a PG em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais, possibilitam a obtenção de 30 créditos de formação, cada, de acordo com a Ordem dos Contabilistas Certificados. Com um punhado de acreditações internacionais está a Pós-Graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária.

Em ano de pandemia, a Porto Business School também joga forte. A escola de Patrícia Teixeira Lopes reformulou a Pós-Graduação International Business, dando-lhe um horizonte mais vasto. Lançada em parceria com a Universidade de Stirling, é totalmente lecionada em inglês, o que, segundo a Associate Dean, “permite agora posicioná-la para o mercado global”.

Na cidade dos estudantes também surgem respostas novas. Pedro Costa, presidente da Coimbra Business School, revela ao JE que a escola lançou este ano o curso de Pós-Graduação em Branding Territorial, com especial foco no sector autárquico. “Uma área completamente por explorar ao nível da gestão das autarquias e do governo local, que, acreditamos, tem uma imensa margem de progressão”, explica. “Reforçámos também a formação à medida e ajustada às entidades e a vários países, sobretudo da CPLP, como é o caso da formação para o Ministério das Finanças de Angola, que temos em curso”, acrescenta.

Em janeiro de 2021, o ISCTE Executive Education, que integra o ISCTE-IUL, lançou oito programas de pós-graduação.Incluem desde as clássicas Gestão Fiscal, Direção Comercial e Contabilidade Financeira Avançada, até aos cada vez mais incontornáveis Marketing Digital e Analytics for Business, passando por três sectores de actividade de futuro: Top Management in Hospitality and Tourism, Gestão para Profissionais da Saúde e Gestão e Marketing do Desporto. O leque alargado aponta para um vasto universo de destinatários. Enquanto, por exemplo, Analytics for Business visa executivos e gestores com experiência profissional interessados em “soluções de negócio sustentadas na análise de informação e no conhecimento”, Contabilidade Financeira Avançada é dirigido a auditores e consultores, quadros médios e superiores das áreas da contabilidade ou finanças de uma empresa.

A resposta das escolas de negócios é cada vez mais feita à medida e direcionada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.