[weglot_switcher]

Espanha. Inflação fica abaixo dos 2% e atinge mínimos de 27 meses

A economia espanhola é a primeira da Zona Euro a atingir o objetivo proposto pelo BCE: inflação ficar abaixo dos 2%. No entanto, a inflação subjacente é a que está a preocupar, uma vez que se fixou em 5,9%, caindo apenas duas décimas em relação a maio.
12 Julho 2023, 09h43

Espanha demarcou-se da Europa e tornou-se a primeira economia da Zona Euro a colocar a inflação abaixo da fasquia dos 2%. O índice de preços ao consumidor (IPC) fixou-se em 1,9% em junho deste ano em comparação com o período homólogo, em linha com os dados preliminares.

Esta é, de acordo com o “El Economista”, o nível mais baixo atingido pela inflação desde março de 2021, ou seja, em 27 meses. A publicação nota que este decréscimo só foi possível pela descida do preço da eletricidade, dos combustíveis e dos alimentos.

De relembrar que em junho do ano passado, a inflação espanhola situava-se nos 10,2%.

Face ao mês precedente, a inflação apresentou um recuo de 1,3 pontos percentuais, estando em queda há dois meses.

No entanto, a evolução positiva e o marco em linha com os objetivos do Banco Central Europeu é manchada pela inflação subjacente, que se fixou nos 5,9%, um número ainda elevado para a economia, embora seja o nível mais baixo desde o ano passado.

A inflação subjacente ainda está quatro pontos percentuais acima do geral e o BCE já mostrou algumas preocupações. Esta inflação exclui os alimentos e a energia, por serem os índices mais voláteis do mercado.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.