[weglot_switcher]

Espanha prepara apresentação da cadidatura aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030

A candidatura espanhola aos Jogos Olímpicos de 2030 nasce de uma parceria entre os governos regionais de Aragão e Catalunha, com o local escolhido a ser, sem surpresa, a parte espanhola dos Pirenéus.
27 Setembro 2021, 10h47

O presidente de Aragão, Javier Lambán, anunciou que o projeto de candidatura para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 nos Pirenéus será apresentado em fevereiro ou março do próximo ano, segundo o portal “Palco 23”.

O anúncio chegou sob forma de pergunta através do porta-voz do PP, Luis María Beamonte, nas Cortes Aragonesas, numa visita a Saragoça do Presidente do Governo, Pedro Sánchez, que garantiu a Lambán que a candidatura olímpica entre Aragão e Catalunha será “em termos de igualdade”.

O presidente aragonês tem-se destacado, a respeito do projeto olímpico, no qual tem vindo a trabalhar desde o verão de 2019, com reuniões com Sánchez e o presidente do Comité Olímpico Espanhol (COE), Alejandro Blanco, para tentar idealizar o projeto que oferece “algumas dificuldades para a sua concretização pelas posições que a Generalitat de Catalunha frequentemente adota”.

Nesse sentido, o dirigente revelou que a primeira das reuniões para iniciar os trabalhos no projeto foi em fevereiro de 2020, na sede do COE, com o auxílio de Blanco, com o especialista em processos de eventos olímpicos Víctor Sánchez, o secretário geral do Desporto da Generalitat, Gerard Figueras e Javier de Diego Pagola, diretor geral do Desporto do governo de Aragão.

Da mesma forma, especificou que já existe um grupo de trabalho aragonês que se reúne com os representantes da Generalitat no campo exclusivamente técnico e do COE que definirá os perfis estritamente técnicos da candidatura e trabalhará com os seus homólogos catalães e nacionais para estabelecer o mais rápido possível o modelo de jogos a ser apresentado ao Comité Olímpico Internacional (COI).

“Se o fizermos bem, é uma candidatura praticamente vencedora, com certeza”, disse Lambán, que também anunciou que em breve haverá uma reunião com todos os autarcas dos Pirenéus Aragão e Catalunha para expressar “com absoluta unanimidade que desejam os Jogos Olímpicos de Inverno 2030 “.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.