Espanha viu a taxa de inflação recuar em novembro, depois de dois meses de estagnação. Assim, a inflação espanhola caiu para 3,2% em termos homólogos e fixou-se no nível mais baixo desde agosto. Esta queda encerra cinco meses de aumentos consecutivos.
De acordo com os dados do INE de Espanha, a inflação apresentou uma descida ligeira em novembro devido à queda do preço da gasolina e também aos pacotes turísticos, numa altura em que se aproxima o Natal.
De facto, trata-se da primeira queda anual desde julho, quando o índice de inflação subiu de 2,3% para 3,5% em setembro e outubro. Ainda assim, a taxa ainda está acima dos valores atingidos a meio do ano, o que preocupa os espanhóis.
No entanto, estes conseguiram respirar um pouco de alívio. A inflação subjacente, que exclui a energia e os alimentos, caiu sete pontos percentuais para 4,5%, o nível mais baixo desde abril de 2022.
Em novembro, o preço dos alimentos subiu 9% em termos homólogos, ficando abaixo dos dois dígitos. Esta descida foi influenciada pela descida do preço do pão, cereais, leite, ovos e queijo, além de um menor aumento do preço da carne face a 2022. Ao contrário, os legumes viram o seu preço subir.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com