Um presente envenenado para o líder do Partido Popular, Alberto Núñez Feijóo: a ‘entourage’ do rei emérito espanhol, disse, ou deixou que a ideia se espalhasse, que Juan Carlos I está a poderar a hipótese de regressar em definitivo ao seu país se o PP ganhar as eleições de 23 de julho próximo.
Uma mudança de governo poderia levar ao regresso do rei emérito, segundo avança o jornal “El País” esta quinta-feira, citando fontes próximas de Juan Carlos I. A saída de Juan Carlos para viver entre as monarquias da Península Arábica deu-se depois do acumular de escândalos de diversa índole, entre sexo, viagens de finalidade duvidosa e corrupção de elevado nível. A imagem de Juan Carlos – cimentada por décadas de forte ligação aos espanhóis e de comprometimento com a implantação da democracia depois dos anos de chumbo do franquismo – afundou-se no meio das evidências de que o rei tinha uma face escondida.
Parte da sua família – entre eles o próprio rei ‘em exercício’ – afastou-se de rei emérito, que acabou por decidir sair do país. Foi aliás acusado de pretender escapar à justiça. Aliar o seu possível retorno a Espanha ao facto de o PP ganhar ou não as eleições é um ‘presente’ que Feijóo com certeza dispensaria – e o PSOE não deixará de usar esse facto politicamente ao longo da última semana de campanha eleitoral.
O plano de regresso teria sido revelado a alguns amigos com quem organiza as suas viagens à Galiza – o tei emérito está aliás prestes a viajar para Sanxenxo para participar numa regata – e há até uma data e um local de residência previstos. O horizonte temporal seria o do outono, diz o jornal espanhol, após a formação do novo executivo e a ideia é residir num dos recintos do Palácio de La Zarzuela.
O “El Pais” adianta ainda que a intenção de ficar na Zarzuela não é conhecida nem pelo governo nem pela equipa da própria Casa Real.
Juan Carlos I prepara mais uma expedição a Sanxenxo, entre 26 de julho e 1 de agosto, para treinar com a equipa para a grande competição do seu calendário desportivo: o campeonato mundial da classe 6mR na Ilha de Wight (Reino Unido), onde pretende revalidar o título mundial.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com