[weglot_switcher]

Espanha tem um peso de 25% do EBITDA total da Bondalti

A Bondalti iniciou atividade no complexo químico de Torrelavega (Cantábria, Espanha)em 2019, onde investiu, em cinco anos, 60 milhões de euros. Mas a aposta compensou e, hoje, a fábrica já representa um quarto dos resultados operacionais.
230926 Fábrca da Bondalti Cantábria, em Torrelavega, 26 de setembro de 2023. Foto: Bondalti
28 Junho 2024, 11h15

A empresa de químicos do grupo José de Mello, a Bondalti, chegou a Espanha em 2001, mas só iniciou a sua atividade na Cantábria em 2019. Em cinco anos de atividade o grupo já investiu 60 milhões de euros na fábrica de Torrelavega. Mas a aposta compensou e, hoje, a estrutura já corresponde a 25% do EBITDA total da Bondalti, que em 2023 foi de 96,3 milhões de euros.

A chegada da Bondalti a Espanha deveu-se um pouco a conveniência, uma vez que a empresa já tinha clientes no país e, portanto, já se encontrava familiarizada com o mercado. Uma outra razão foi a proximidade à fábrica da Bondalti em Portugal (Estarreja), de forma a conseguir colmatar falhas, caso existam. Encurtar as distâncias é bom, até porque o cloro “não viaja bem”, explicou o Chief Operating Officer (COO) da Bondalti, Luís Delgado.

Depois de uma primeira experiência em Pontevedra, com a aquisição da fábrica de cloro Elnosa, em 2001, que já não se encontra a funcionar, a Bondalti adquiriu, em 2017, a fábrica em Torrelavega, na região da Cantábria, que assinalou este ano os cinco anos de funcionamento como um dos principais produtores ibérico de cloro.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.