Espanha quer apertar o controlo sobre as margem dos supermercados, de acordo com o “El Economista“, depois do ministro da Agricultura, Luis Planas, ter apresentado 43 medidas às organizações agrícolas de apoio ao sector.
As medidas previstas vão permitir entre um maior controlo relativamente aos benefícios do sector da distribuição, refere a publicação espanhola. O executivo terá medidas que visam ajudar os agricultores a calcular o custo de produção, de forma a que o sector consiga uma remuneração justa.
O plano do governo prevê também a monitorização das exportações e importações agrícolas e o reforço dos controlos fronteiriços relativamente às importações, com o objetivo de evitar importação excessiva extra-UE a preços mais reduzidos. Sabe-se também que as multas aplicadas e respetivo montante serão publicadas no relatório trimestral, dando conta das sanções de práticas comerciais abusivas.
Está previsto que o governo espanhol reforce a capacidade de fiscalização através da disponibilização de mais meios humanos e materiais à Agência de Controlo e Informação Agroalimentar.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com