[weglot_switcher]

Espanhóis impugnam judicialmente concurso para fornecimento de 22 comboios à CP

Espanhóis da CAF eram um dos três concorrentes e avançaram com contestação judicial. Contrato tem um valor de 167,8 milhões de euros.
30 Dezembro 2019, 12h43

O grupo espanhol Construcciones Y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) impugnou judicialmente o concurso para o fornecimento de 22 comboios regionais à CP. A ação, no valor de 167,8 milhões de euros, deu entrada na sexta-feira no Tribunal Administrativo de Lisboa, avança o Expresso esta segunda-feira.

A CAF é um dos três grupos finalistas no concurso que a CP lançou no início deste ano, a 7 de janeiro, para a compra das automotoras. Os outros dois são a também espanhola Talgo e a suíça Stadler. As propostas finais foram entregues a 4 de dezembro. Na corrida chegaram a estar também a alemã Siemens e a francesa Alstom. O vencedor deverá ser anunciado em breve.

Das 22 automotoras, 12 são híbridas (de forma a poderem circular nas linhas eletrificadas e nas não eletrificadas) e as outras 10 são elétricas. Estava previsto que os novos comboios chegassem a partir de 2023 mas este processo de contencioso pré-contratual poderá atrasar o fornecimento dos comboios, escreve o jornal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.