[weglot_switcher]

Espanhola Atrys compra portuguesa Lenitudes, empresa de referência em oncologia e radioterapia

A operação consolidará a Atrys no campo da radioterapia oncológica na Europa, o que permitirá à empresa ter um total de sete aceleradores lineares para facilitar de forma centralizada os tratamentos de radioterapia de alta precisão e fortalecerá a sua área de I&D na campo da oncologia.
10 Novembro 2020, 17h03

A empresa espanhola Atrys Health, que presta serviços de diagnóstico e tratamento médico de precisão e é pioneira nas áreas da telemedicina e radioterapia, comprou o grupo português Lenitudes, que opera no setor da saúde e serviços médicos, indica a empresa em comunicado.

Atualmente, o grupo Lenitudes oferece uma gama completa de serviços em radiodiagnóstico, medicina nuclear, radioterapia, quimioterapia e outros serviços de oncologia clínica. A operação de compra envolve a incorporação da empresa espanhola de capital de investimento MCH Private Equity (MCH), um dos maiores grupos privados, sendo um dos acionistas de referência da Atrys.

Com a aquisição da empresa portuguesa, a Atrys Health inicia a sua expansão europeia com a entrada em Portugal, que será o segundo mercado no continente europeu. A compra da Lenitudes também vai ampliar a sua presença nos mercados de língua portuguesa, uma vez que no mês de agosto já tinha adquirido a empresa brasileira AxisMed.

A operação consolidará a Atrys no campo da radioterapia oncológica na Europa, o que permitirá à empresa ter um total de sete aceleradores lineares para facilitar de forma centralizada os tratamentos de radioterapia de alta precisão e fortalecerá a sua área de I&D na campo da oncologia.

À data de hoje, a Lenitudes conta com cinco centros de oncologia e radioterapia, distribuídos por todo o território português. A unidade principal é um centro de elevado valor acrescentado e tratamento integral de doenças oncológicas em Santa Maria da Feira, perto do Porto.

Esta unidade conta com equipamentos médicos de última geração e uma equipa de profissionais de reconhecido prestígio. Adicionalmente, o grupo é composto por um centro de medicina molecular em Braga, um centro de diagnóstico por imagem e gastroenterologia no Porto, um centro de medicina molecular no Porto e um centro de radioterapia em Évora. Nas suas clínicas, a Lenitudes realizou, em 2019, mais de 100 mil atos médicos, incluindo 15 mil exames de medicina nuclear, 30 mil atos médicos de radioterapia e 50 mil atos de diagnóstico por imagem.

A integração do Lenitudes permitirá à Atrys introduzir os seus serviços na área do diagnóstico online, tratamentos de radioterapia de alta precisão, diagnóstico de patologia e genética e serviços de IA. A operação multiplica, por outro lado, as capacidades da Atrys na área de diagnóstico, uma vez que o grupo também presta serviços de cardiologia e radiologia, completando assim o seu serviço nestas especialidades.

A compra da Lenitudes por parte da Atrys “constitui outro grande passo no nosso plano de crescimento e internacionalização e ampliará a nossa presença na Europa, depois de nos termos focado na América Latina nas aquisições mais recentes”, disse Santiago de Torres, presidente da Atrys, em comunicado.

“Além disso, consolidar-nos-á na vanguarda da oncologia e da radioterapia de última geração pela mão de um grupo de referência não só em Portugal mas à escala europeia, o que nos permitirá continuar a avançar no campo da medicina de precisão”, adiantou ainda o presidente da Atrys Health.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.