[weglot_switcher]

Especial Liga NOS. SL Benfica: Casamento entre Jorge Jesus e o plantel mais valioso da Liga

As águias entram para a temporada 2020/21 com uma equipa renovada, através do maior investimento de sempre do clube no mercado de transferências (80 milhões de euros). Depois de falharem o acesso à Liga dos Campeões, os ‘encarnados’ terão de se contentar com a Liga Europa onde se espera que sejam mais competitivos. Jorge Jesus terá uma missão complicada pela frente, mas longe de ser impossível.
18 Setembro 2020, 18h10

Depois de, na época passada, o SL Benfica ter ficado aquém das expectativas, os dirigentes do clube da Luz decidiram fazer todos os esforços para conseguir o regresso de Jorge Jesus. O treinador português, amigo próximo do presidente dos ‘encarnados’, Luís Filipe Vieira, nunca escondeu a vontade de regressar a Portugal que, saiu reforçada, depois de lhe ser apresentado um projeto com ambições europeias.

Na temporada 2019/20, os resultados aliados às exibições colocaram em rota de colisão adeptos e clube. A venda recorde de João Félix por 126 milhões de euros deu esperança aos benfiquistas que, esperavam um investimento considerável na equipa, com o objetivo de dar o salto qualitativo que há muito ambicionam. O resultado foi precisamente o contrário, Bruno Lage tentou de tudo para conseguir rentabilizar os jogadores da formação, mas como já é normal no campeonato português, a tarefa fracassou e os resultados dos ‘encarnados’ ficaram muito aquém do esperado. Lage acabou despedido, e o SL Benfica mudou de rumo no espaço de sete meses.

As águias entram para a temporada 2020/21 com uma equipa renovada, através do maior investimento de sempre do clube no mercado de transferências (80 milhões de euros), e também o maior da história da primeira liga portuguesa. Ainda assim, depois de falharem o acesso à Liga dos Campeões, os ‘encarnados’ terão de se contentar com a Liga Europa onde se espera que sejam mais competitivos. Jorge Jesus terá uma missão complicada pela frente, mas longe de ser impossível.

Emirates – patrocinador da elite do futebol

O principal patrocinador do SL Benfica é a companhia aérea Emirates. Dá nome ao estádio, figura nos equipamentos de jogo e é um dos mais influentes patrocinadores no mundo do futebol. Com esta parceria, as águias receberam da Emirates 18,5 milhões entre 2015 e 2017, mas depois de estendido o contrato, podem receber 20 milhões de euros até 2021, segundo as informações divulgadas pelo jornal “O Jogo”.

Outro dos parceiros mais antigos do clube da luz é a Sagres. O contrato foi assinado com a Central de Cervejas em 2009, com a duração de 12 anos (até 2021). Em relação aos valores da parceria, a Central de Cervejas, através do seu presidente, Alberto da Ponte, em entrevista ao “Jornal de Notícias” adiantou que investe “em patrocínio e activação de futebol por ano, cerca de 12 milhões de euros”, sendo incerto que, deste valor, quanto é que vai para os cofres do SL Benfica.

O plantel mais valioso da Liga Nos

O plantel do SL Benfica é o mais valioso da Liga Portuguesa, 383 milhões de euros, com uma margem significativa para o segundo mais valioso, o FC Porto (299,5 milhões de euros). É natural que com os jogadores que tem à disposição, aliado à qualidade da academia, seja o mais forte candidato a vencer o título da primeira liga portuguesa.

Ruben Dias é jogador mais valioso do plantel, 35 milhões de euros, seguido de Alex Grimaldo (28 milhões de euros) e da nova contratação, o brasileiro Everton “Cebolinha”, avaliado em 28 milhões de euros pelo portal “Transfermarkt”.

Jorge Jesus é um treinador que, por norma, gosta de trazer caras novas às equipas por onde passa e este ano não foi exceção. A qualidade que já têm à disposição é inegável, mas ainda assim o experiente treinador português não descarta chegadas nem saídas.

Investimento de 80 milhões de euros é o maior da história

Para a temporada 2020/21 o SL Benfica contratou seis jogadores, que custaram aos cofres da Luz 80 milhões de euros. Os investimentos recaíram sobretudo no mercado estrangeiro, com a chegada de Everton “Cebolinha”, Darwin Nuñez (o reforço mais caro de sempre do campeonato português), Pedrinho, Gilberto, Jan Vertonghen e o avançado alemão Luca Waldschmidt.

No que toca às vendas, os seis jogadores que abandonaram o plantel ‘encarnado’ permitiram um encaixe muito pequeno, “apenas” 1,92 milhões de euros. Por não terem alcançado a fase de grupos da Liga dos Campeões, é expectável que o SL Benfica esteja disposto a vender alguns jogadores, para colmatar os milhões perdidos da principal competição de clubes europeus.

Jorge Jesus não sente a “pressão”

Jorge Jesus é um treinador conhecido pelo futebol das suas equipas. Exigente e apaixonado pelo futebol, procura sempre que os seus jogadores dêem o máximo nos treinos e nos jogos. Com a possibilidade de competir na Europa, uma das grandes ambições do treinador, a exigência aos jogadores é alta. Com Jesus ao leme da máquina ‘encarnada’, deveremos a assistir a um SL Benfica muito competente, na disputa por todas as competições.

Entre os principais jogadores do clube da Luz, Everton e Pizzi merecem o nosso destaque. O internacional português há muito tempo que tem sido um dos melhores jogadores da Liga Portuguesa, inclusive vencendo o prémio em 2018/2019. Por sua vez, o Internacional Brasileiro, apesar de ter jogado toda a sua carreira no campeonato brasileiro, integrou a equipa da seleção brasileira que, em 2019, venceu a Copa América, onde foi o melhor marcador da competição. Chega a Portugal para dar o salto na carreira.

Rúben Dias, titular da seleção portuguesa, e um dos capitães do SL Benfica, será outra das figuras chave para a temporada que se avizinha. O jogador internacional português tem mostrado que tem qualidade para estar na elite do futebol europeu e, com Jorge Jesus como treinador, poderá finalmente dar o salto qualitativo que lhe falta na carreira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.