Especial Liga NOS. Sporting CP: Aposta na formação volta a ser prioridade

À entrada para a temporada 2020/21, o fosso para os rivais aumentou, mas o talento da formação poderá surpreender. Sem público nos estádios, a receita de bilheteira obviamente será um problema para o clube leonino, mas sem a pressão dos adeptos a adaptação dos novos jogadores, incluindo os da formação, poderá ser facilitada.

Ainda considerado um dos três “grandes” de Portugal, o Sporting CP tem vindo a perder terreno para os rivais há muitas temporadas. Desde a saída de Jorge Jesus, o plantel sofreu constantes modificações e, com exceção para Bruno Fernandes, poucos foram os jogadores que conseguiram convencer os adeptos. Na temporada passada, o clube teve quatro treinadores mas nenhum conseguiu qualquer título.

A chegada de Rúben Amorim foi uma verdadeira surpresa para a maioria dos adeptos. O jovem treinador português de 35 anos realizou uma grande temporada ao serviço de SC Braga, convencendo o Sporting CP a pagar a cláusula de rescisão fixada nos 15 milhões de euros. Amorim revitalizou a formação leonina que voltar a ser prioridade para os leões. Frederico Varandas, presidente do Sporting CP, tem plena confiança no novo treinador e espera que com a recuperação da academia cheguem os resultados.

À entrada para a temporada 2020/21, o fosso para os rivais aumentou, mas o talento da formação poderá surpreender. Sem público nos estádios, a receita de bilheteira obviamente será um problema para o clube leonino, mas sem a pressão dos adeptos a adaptação dos novos jogadores, incluindo os da formação, poderá ser facilitada. Espera-se um Sporting mais competitivo com Rúben Amorim ao leme.

Macron até 2021

Entre os patrocinadores dos ‘leões’ o destaque vai para a NOS que se posiciona como ‘premium partner’ do Sporting CP, garantido o nome nos equipamentos de jogo dos leões. Os valores do contrato não foram revelados.

Destacamos também a Super Bock, o Placard, a CUF e a Repsol, como principais patrocinadores do clube leonino. Também nenhuma destas entidades revelou os valores envolvidos.

A produção dos equipamentos do Sporting CP está a cargo da italiana Macron desde 2014, tendo renovado em 2017 o acordo até 2021. Apesar dos valores envolvidos não terem sido revelados, a imprensa desportiva avança que em 2021 os ‘leões’ não vão renovar com a marca de artigos desportivos italiana, afirmando que a norte americana Nike é a hipótese mais provável.

Plantel avaliado muito atrás dos rivais

O plantel do Sporting CP está neste momento avaliado em 153,8 milhões de euros, cerca de metade do plantel do FC Porto (292,5 milhões) e muito afastado dos rivais SL Benfica (383 milhões de euros), segundo o portal “Transfermarkt”.

A preparação da temporada 2020/21 fica marcada pela necessidade de vender jogadores, não só para renovar a equipa, mas também para garantir encaixes financeiros fundamentais à normal funcionalidade do clube de alvalade. Aliado a isto está o facto de Rúben Amorim ter uma forte influência na capacidade de potenciar jogadores da formação e, com isto, reduzir a necessidade de ir ao mercado.

O jogador mais valioso do plantel é o brasileiro de 23 anos, Wendell, seguido do jovem cabo-verdiano, Jovane Cabral, avaliado em 10 milhões de euros. À semelhança do SC Braga, os restantes jogadores que integram o plantel do Sporting estão todos avaliado abaixo da marca dos 10 milhões de euros.

Vendas superam contratações

Com um total de seis milhões de euros gastos em seis jogadores, o investimento para a temporada 2020/21 é bastante reduzido quando comparado a anos anteriores. Destacamos a chegada de Pedro Gonçalves, eleito o melhor jogador jovem da primeira liga portuguesa da temporada anterior, quando atuava no FC Famalicão. O extremo Nuno Santos, vindo do Rio Ave, poderá ser outro dos destaques para a nova temporada, se conseguir dar seguimento aos bons rendimentos de anos anteriores.

A nível de vendas, o Sporting CP recebeu 19,6 milhões de euros pela venda de seis jogadores. Marcus Acuña protagonizou a saída mais rentável para os ‘leões’, foi contratado pelo Sevilla FC (atual detentor da Liga Europa) por 10,5 milhões de euros. Ao argentino junta-se o brasileiro Matheus Pereira que, depois de ajudar o West Bromwich Albion a subir ao escalão mais alto do futebol inglês, convenceu os ingleses a comprarem o seu passe em definitivo por 9,1 milhões de euros.

Prata da casa é imagem de marca

Desde que Rúben Amorim assumiu o comando do plantel leonino, a aposta na formação tem sido uma das suas imagens de marca. As estreias no plantel principal de Matheus Nunes, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes ou até de Joelson Fernandes deram consistência à equipa e provaram que a qualidade da formação leonina continua muito alta.

A juventude que agora veste o equipamento da equipa principal dos leões, servirá para complementar a qualidade dos jogadores internacionais e dar solidez a uma equipa que, nos últimos tempos, não tem tido a consistência necessária para se apresentar como um dos verdadeiros candidatos ao título.

Uma das peças fundamentais do plantel do Sporting CP será João Palhinha, depois de uma grande temporada ao serviço do SC Braga onde, durante a maior parte, foi treinado por Rúben Amorim, o jogador português espera finalmente assumir-se como um dos melhores centro campistas portugueses a atuar na Liga Nos e cimentar o lugar no clube que o formou.

Ler mais
Relacionadas

Especial Liga NOS. SC Braga: de formador de treinadores à quarta potência futebolística

As conquistas da Taça da Liga e da Taça de Portugal cimentaram a capacidade futebolista dos bracarenses que esperam dar seguimento ao bom momento dos últimos 20 anos, afirmando-se como a quarta potência futebolística do futebol português.
Recomendadas

‘Tempestade perfeita’ no SL Benfica. Que efeito tem a eliminação da ‘Champions’ nas contas das ‘águias’? Veja o “Jogo Económico”

Nesta edição, que conta com a presença dos comentadores Shrikesh Laxmidas, João Marcelino e Diogo Luís, vamos analisar a semana ‘horribilis’ do SL Benfica com a eliminação da Liga dos Campeões. Neste programa, gravado no Parque Desportivo Municipal de Mafra, analisamos todo o potencial desportivo deste concelho.

Infografia | Covid-19 é o adversário comum aos 18 clubes da Liga NOS

No início de uma época em que vários craques estão de volta a Portugal e clubes do meio da tabela reforçaram-se em quantidade e qualidade, haverá uma 19ª equipa que todos vão querer derrotar todas as jornadas.

Especial Liga NOS. SL Benfica: Casamento entre Jorge Jesus e o plantel mais valioso da Liga

As águias entram para a temporada 2020/21 com uma equipa renovada, através do maior investimento de sempre do clube no mercado de transferências (80 milhões de euros). Depois de falharem o acesso à Liga dos Campeões, os ‘encarnados’ terão de se contentar com a Liga Europa onde se espera que sejam mais competitivos. Jorge Jesus terá uma missão complicada pela frente, mas longe de ser impossível.
Comentários