[weglot_switcher]

Estabilidade é “o ponto fundamental” que China valoriza em Portugal, diz CEO do Bison Bank

Na sua primeira entrevista desde que iniciou funções, o novo presidente-executivo do Bison Bank revela a estratégia do banco de investimento para os mercados de Portugal e da Lusofonia.
7 Junho 2019, 12h30

Já trabalhou em diversos lugares, como Londres ou Hong Kong. Estando agora em Portugal, que diferenças culturais encontrou com esses países?
Quero começar por dizer que gosto muito de Portugal. O povo português é de uma grande simpatia. Deixe-me referir que Portugal é importante para o Bison Bank e foi uma decisão acertada do Grupo em ter comprado aqui um banco. Nós encaramos Portugal como uma plataforma para o desenvolvimento do nosso negócio na Europa. As recentes visitas oficiais que os nossos Chefes de Estado prestaram aos nossos países deram-nos confiança para isso. A relação sino-portuguesa é de facto muito boa. Aliás, o presidente Xi Jiping referiu-se à relação entre a China e Portugal como um bom momento histórico.

No atual contexto de guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, Portugal oferece segurança para o investimento chinês no Ocidente?
Do ponto de vista dos investidores chineses, o ponto fundamental reside na estabilidade. Havendo estabilidade em Portugal, considero que o vosso país constitui uma boa entrada na Europa para o investimento chinês.

Como avalia a forma como o Governo português tem procurado manter um equilíbrio entre a aliança com os Estados Unidos e a parceria estratégica com a China?
Prefiro não comentar no que diz respeito à relação portuguesa com os norte-americanos. O que posso dizer é que considero ser muito importante que Portugal seja capaz de criar oportunidades para as empresas chinesas. A China é um mercado muito grande e, por isso, creio que é importante para o Governo português manter uma boa relação (diplomática) e comercial.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.