Já trabalhou em diversos lugares, como Londres ou Hong Kong. Estando agora em Portugal, que diferenças culturais encontrou com esses países?
Quero começar por dizer que gosto muito de Portugal. O povo português é de uma grande simpatia. Deixe-me referir que Portugal é importante para o Bison Bank e foi uma decisão acertada do Grupo em ter comprado aqui um banco. Nós encaramos Portugal como uma plataforma para o desenvolvimento do nosso negócio na Europa. As recentes visitas oficiais que os nossos Chefes de Estado prestaram aos nossos países deram-nos confiança para isso. A relação sino-portuguesa é de facto muito boa. Aliás, o presidente Xi Jiping referiu-se à relação entre a China e Portugal como um bom momento histórico.
No atual contexto de guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, Portugal oferece segurança para o investimento chinês no Ocidente?
Do ponto de vista dos investidores chineses, o ponto fundamental reside na estabilidade. Havendo estabilidade em Portugal, considero que o vosso país constitui uma boa entrada na Europa para o investimento chinês.
Como avalia a forma como o Governo português tem procurado manter um equilíbrio entre a aliança com os Estados Unidos e a parceria estratégica com a China?
Prefiro não comentar no que diz respeito à relação portuguesa com os norte-americanos. O que posso dizer é que considero ser muito importante que Portugal seja capaz de criar oportunidades para as empresas chinesas. A China é um mercado muito grande e, por isso, creio que é importante para o Governo português manter uma boa relação (diplomática) e comercial.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com