[weglot_switcher]

Estado social é linha vermelha no rearmamento da Europa

Margarida Marques quer mais defesa, mas sem prejudicar direitos. Defende maior coordenação entre exércitos. Aplaude retaliação às tarifas dos EUA. E elogia trabalho de António Costa.
EP Plenary session – Oral question – Outcome of the Commission’s review of the 15-point action plan on trade and sustainable development
30 Março 2025, 13h00

A Europa deve apostar mais na sua defesa, mas sem prejudicar o Estado Social, um dos pilares da democracia europeia. É esta a visão de Margarida Marques. ex-eurodeputada do PS e ex-secretária de Estado dos Assuntos Europeus no primeiro governo de António Costa que lançou esta semana dois livros sobre a Europa. Margarida Marques conhece bem os corredores do poder no coração da Europa: entre Comissão Europeia e Parlamento Europeu já conta com 30 anos de experiência europeia.

A conversa com o Jornal Económico acontece num momento crucial para a Europa (mais um): a invasão da Ucrânia pela Rússia continua acesa após três anos, e o presidente norte-americano tem uma postura hostil para com a Europa, importante parceiro comercial e aliado, até agora.

“Há uma questão que é muito importante, que é o investimento na defesa, mas que não pode, em momento nenhum, cortar ou reduzir o investimento na Europa social ou nos direitos sociais e mesmo na transição climática”, começou por dizer.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.